Formação promovida pelo IQ, IP-RAM gera uma boa média de empregabilidade

Formação Centro de Formação Profissional da Madeira,  Portas Abertas 2016

**Média de inserção dos formandos no mercado de trabalho é de 55% e atinge nalguns casos os 100%.

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, visitou na manhã desta quinta-feira (2 de junho), o Centro de Formação Profissional da Madeira, por ocasião do Portas Abertas 2016.

Com esta iniciativa, o Instituto para a Qualificação, IP-RAM (IQ, IP-RAM) deu a conhecer a sua oferta formativa, através de visitas e demonstrações nas várias oficinas de formação, os equipamentos e materiais e o próprio Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Jorge Carvalho relevou a pertinência da formação ali promovida. «É uma oferta que, do ponto de vista profissional,  capacita os formandos para o mercado de trabalho em áreas que neste momento se apresentam como muito importantes, quer para o futuro da Região, quer para o futuro dos próprios jovens», perspetivou, destacando a taxa de empregabilidade dos ex-formandos.

«Uma vez que todos estes cursos têm uma componente prática, de formação em contexto de trabalho, permitem aos empresários o contacto direto com os formandos e isso facilita o processo de integração no mercado de trabalho», concluiu o Secretário Regional.

Na verdade, como demonstra a monotorização realizada de 2012 a 2016, sobre a “Evolução da Taxa de Empregabilidade dos ex-formandos”, por curso, ao longo do primeiro ano, a taxa de empregabilidade aumentou de 27%, logo após o final do curso, para os 43% um mês após, atingindo os 55% um ano depois.

Destacam-se os valores dos cursos de Esteticista Cosmetologista terminado em 2013, com 100% (seis meses e um ano após) e Cabeleireiro 2012, com 94% (um ano após). Seguem-se os cursos na Área da Construção e Reparação de Veículos a Motor, Técnico de Receção de Oficina, finalizado a 2015, com 91%, e Técnico de Mecatrónica Automóvel de 2012, com 81%, ambos um ano após.

Considerando os valores da taxa de empregabilidade obtidos nos cursos de formação inicial, promovidos IQ, IP-RAM, ao longo destes últimos anos, em larga maioria superiores a 55%, a aposta na qualificação e consequente melhoria das competências escolares, pessoais e profissionais, afigura-se uma aposta a ter continuidade.