
A Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets visita a Madeira na próxima sexta-feira, dia 3 de Junho.
A diplomata está em Portugal desde 19 de Outubro de 2015, altura em que foi nomeada por despacho do presidente da Ucrânia.
Ohnivets Inna Vasylivna deverá encontrar-se com membros da comunidade residentes na Madeira e com as autoridades regionais.
Uma das audiências é com o Representante da República, Ireneu Barreto e deverá acontecer às 10 horas do dia 3 de Junho, no Palácio de São Lourenço.
A diplomata nasceu em Zhovty Vody, uma pequena cidade localizada no sudeste da Ucrânia, cidade famosa pela sua gloriosa história, porque foi o local onde, a 16 de maio de 1648, o exército de cossacos e camponeses de Zaporizhzhia obteve a primeira vitória sobre as forças da União Polaco-Lituana.
Inna Ohnivets, casada, dois filhos já advogados, fez o ensino secundário na escola de Zhovty Vody e ingressou na Escola Pedagógica de Dnepropetrovsk onde obteve o diploma de professora primária.
Continuou os estudos na Faculdade de Espanhol do Instituto Pedagógico de Línguas Estrangeiras em Kiev. Depois foi residir, 5 anos, na cidade de Leninsk (Cazaquistão), porque o seu marido, um oficial das Forças Espaciais da URSS, servia no Cosmódromo de Baikonur.
Mais tarde ingressou na Faculdade de Direito de Kyiv e trabalhou na administração da cidade de Irpin, do distrito de Kyiv.
Desde 1993 que trabalha no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia e era lá que trabalhava (Chefe do Departamento das garantias jurídicas do MNE da Ucrânia) antes de vir para Portugal.
Antes, tinha sido Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da Ucrânia na República Eslovaca.