Simulacro na escola primária movimenta emergência no Caniçal

simulacro EB1-PE CANIÇALDecorreu esta manhã um simulacro de fogo na cozinha da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Caniçal, coordenado pela estrutura municipal de proteção civil de Machico.

O procedimento, que envolveu mais de 250 elementos daquele estabelecimento de ensino, contou com a intervenção de várias equipas de emergência e segurança, tendo sido acompanhado de perto pelas entidades civis de Machico.

Surge no âmbito do planeamento de emergência das instituições escolares do município. O acionamento do 112 foi feito às 10:47h pela equipa de segurança da EB1-PE, que após reconhecimento ordenou a evacuação total do edifício. Participaram no exercício 215 alunos, 15 funcionários e 25 docentes.

Os Bombeiros Municipais de Machico chegaram à zona do sinistro (ZS) decorridos apenas 5 minutos da deteção do suposto foco de incêndio, com a presença do comandante da corporação e de um subchefe, uma AMS com dois operacionais e um efetivo PSP com 5 elementos. Prontamente, as equipas de emergência fizeram o reconhecimento da situação, a qual previu um ferido, no ponto de encontro, que foi assistido e transportado para o centro de saúde de Machico.

No âmbito da gestão de emergência e após contato por parte do comandante dos BMM, compareceu no local o Coordenador Municipal Proteção Civil de Machico, que no âmbito do PMEPC de Machico, informou o presidente da Câmara Municipal de Machico e o Subcomissário da PSP de Machico, que acompanharam toda a operação.

Este simulacro teve por objetivo testar a capacidade de gestão de emergência da EB1-PE do Caniçal, assim como avaliar o estado de prontidão e gestão de comunicação de emergência de toda a estrutura da Proteção Civil de Machico.

Neste simulacro estiveram presentes ainda um avaliador do SRPC,IP-RAM e a Delegação escolar de Machico, que após a conclusão das operações participaram no De-Briefing com vista a uma avaliação preliminar do simulacro. Concluiu-se que, no geral, decorreu de forma satisfatória nos parâmetros que estavam em análise.