Sopas do Campo dão sabor a Boaventura

feira sopas boaventuraA iniciativa procura preservar o património gastronómico associado às sopas campestres e promover a alimentação saudável nos mais jovens.

A freguesia de Boaventura vai acolher a 14ª edição da “Feira das Sopas do Campo”, nos dias 11 e 12 de junho.

O evento tem início no sábado a partir das 18h00, ao sítio do Serrão.

Organizada pela casa da Povo da localidade, a iniciativa terá como protagonistas principais as doze barracas onde serão servidas as especialidades mais conhecidas do certame: Sopa da avó, sopa de trigo, sopa de milho, sopa de tripas, sopa de abóbora amarela, sopa de castanhas, sopa de cebola, sopa de maçarocas, sopa de cevadinha, sopa de legumes, sopa de dobrada e sopa de couve.

Como parceiros da iniciativa, destacam-se as instituições de solidariedade social do Concelho de São Vicente, bem como outras de cariz social e cultural. Trata-se de uma feira solidária, uma vez que as instituições presentes são de cariz social, sem fins lucrativos. As verbas obtidas revertem a favor das respetivas instituições.

Este ano a Feira das Sopas associa-se ao projeto “Um Dia pela Vida”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que visa a sensibilização/informação para a doença e angariação de fundos que revertem em favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro para desenvolvimento das suas atividades (investigação e doação de equipamentos vários aos doentes oncológicos).

Também o artesanato local, os produtos agrícolas e culinários estarão presentes para venda, cuja receita reverterá a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

sopaA Casa do Povo, na semana que antecede a Feira das Sopas, de 6 a 9 de junho, vai às escolas do Concelho de São Vicente, acompanhado de uma nutricionista com o objetivo de incutir nas crianças os benefícios do consumo das sopas.

Cada vez mais, as sopas têm um papel fundamental na gastronomia atual, sendo um prato típico das nossas gentes, servido em todas as refeições.

A Casa do Povo de Boaventura pretende dar continuidade ao evento que tanto carateriza a população desta localidade, valorizando assim o património cultural e gastronómico enraizado nas gentes da localidade. Através da gastronomia utilizada nos afazeres do dia-a-dia deste povo, quer nos seus lares, quer mesmo na agricultura, outrora fonte de rendimentos das famílias, pretende-se incutir nas camadas mais jovens o gosto pela sopa, perpetuando assim uma vivência intergeracional, através da prática diária, nomeadamente na sua confeção, promovendo uma alimentação saudável.

Para a concretização deste evento, a Casa do Povo efetuou parcerias com entidades locais e regionais, nomeadamente a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas – PRODERAM, Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Câmara Municipal de São Vicente, Junta de Freguesia de Boaventura, Paróquias de Boaventura e Fajã do Penedo.

O programa de animação é constituído por grupos culturais das diversas Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira, grupos folclóricos, grupos de animação infantil e conjuntos musicais de ritmos modernos, ginástica rítmica e programa radiofónico-Músicas do Arco da Velha.