Segundo a Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, cerca de 2000 pessoas já frequentaram as acções de sensibilização em aplicação de produtos fitofarmacêuticos que estão a ser desenvolvidas por aquele organismo governamental. O número foi dado a conhecer pelo secretário Humberto Vasconcelos, durante a realização de mais uma acção, desta vez na escola da APEL. Segundo fez saber o governante, desde Maio já foram realizadas mais de 80 acções em várias freguesias, estando ainda previstas outras 176.
Dirigindo-se aos agricultores, o governante começou por agradecer o “contributo fundamental” que a escola da APEL tem tido ao disponibilizar espaços e materiais para ministrar estas formações. Segundo uma nota de imprensa da SRAP, Humberto Vasconcelos recordou ainda a importância destes cursos para um correcto manuseamento e aplicação de determinados produtos fitofarmacêuticos. “Com estas formações contribuímos para a saúde pública e meio ambiente”, sublinhou.
O agricultor, ao frequentar e ter aproveitamento na A ção de Sensibilização em Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (duração de 4 horas), pode continuar a comprar/aplicar produtos fitofarmacêuticos. Esta habilitação é provisória por 2 anos.
Depois de 31/12/2018, só poderá comprar/aplicar produtos fitofarmacêuticos se tiver frequentado e obtido aproveitamento na formação específica (35 horas).