Dia das Guias das Oficinas de Oração e Vida celebrado na Igreja do Colégio

oficina 3
Fotos FN

A solenidade de Pentecostes – descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, 50 dias após a Páscoa – foi hoje assinalada também na Igreja do Colégio. Uma das datas mais importantes do calendário católico que se celebra em todas as dioceses.

Mas não só. Esta celebração litúrgica marcou igualmente o Dia Universal das Guias das Oficinas de Oração e Vida, um serviço reconhecido pela Igreja Católica que ensina a população a saber orar e a tornar vida a Palavra de Deus, no seu quotidiano.

oficina 4Estas Oficinas de Oração e Vida tiveram por mentor o sacerdote espanhol Ignacio Larragana, na década de 80, no Chile, e estão implementadas em mais de uma centena de países, inclusive em Portugal. Na Madeira, este Serviço que convida à oração, meditação da Palavra e a uma intimidade quotidiana do cristão com Deus, foi criado há mais de 20 anos e tem vindo a crescer nas várias paróquias da Região, sempre em relação direta com os princípios fundamentais da Igreja Católica.

oficina 2
As Guias das Oficinas de Oração e Vida da Madeira, reunidas hoje na celebração que decorreu na Igreja do Colégio.

Numa das principais solenidades da Igreja, o Dia de Pentecostes, as Guias da Madeira – que prestam anualmente este serviço, gratuitamente e na base do voluntariado – ouviram palavras de reconhecimento, durante a celebração da missa das 12h00, na Igreja do Colégio, pelo Vigário Geral, Cónego Fiel de Sousa.

oficina adelinaNa sua homilia, o sacerdote sublinhou a importância do Espírito Santo na vida dos cristãos e a grande empatia que tem nas famílias madeirenses. Apelou ainda à paz no mundo e à união entre as famílias.

oficina 5

No final da celebração, um ato simbólico: a entrega de uma bandeira com as insígnias do Espírito, a cada membro desta celebração que regressam a casa com um ensinamento do Evangelho de São João: “Se Me amais, observareis os meus mandamentos; e Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará um outro Paráclito, para que fique eternamente convosco”.

oficina principal