A JP Madeira iniciou um ciclo de tertúlias com o intuito de debater temas que procuram responder aos problemas dos jovens madeirenses. A primeira conversa, dedicada ao turismo, contou com a presença do ex-secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, que se disponibilizou receber a Juventude Popular e abordar um tema de suma importância para a economia da Madeira e para a criação de emprego, refere um comunicado da JP.
O resultado desta reunião não podia ser melhor, diz aquela juventude partidária. Tendo em conta o papel que o sector do turismo desempenha no crescimento da nossa economia, a JP Madeira desafia o Governo Regional a apostar em novos nichos de mercado, por forma a atrair mais turistas e potenciar a criação de novos postos de trabalho. Na opinião do líder centrista madeirense, é necessário explorar as potencialidades do turismo de natureza e de aventura e as actividades ligadas ao mar e à montanha. Wilson Rodrigues relembra que são cada vez mais os turistas que procuram a Madeira para a prática do surf ou de trail running, por exemplo, e que isso tem que ser potenciado para atrair as gerações mais novas e impulsionar o emprego jovem e qualificado.
Questionado sobre a questão da qualificação dos jovens na área do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, acha pertinente a abertura de um curso superior de Turismo na UMa, algo que a JP tem vindo a defender, e considera que faz todo o sentido a UMa leccionar o curso, uma vez que a Madeira é “uma Região que depende essencialmente do Turismo”.
Recorde-se que foi com Adolfo Mesquita Nunes à frente do turismo que a Região e Portugal Continental bateram vários recordes, desde o número de dormidas ao preço por quarto, sendo por isso uma das figuras mais respeitadas no plano nacional. Adolfo Mesquita Nunes é também vice-presidente do CDS.
Estes encontros são informais, realizados mensalmente e em espaços abertos, sem qualquer carga partidária e a escolha do local terá sempre em conta o tema em debate.