Movimento da Diocese traz à Madeira Padre Borga para jornada especial da Família

borga 2
O Padre Borga é um dos convidados especiais deste evento Diocesano.

O Secretariado Diocesano da Família (SDF) promove uma jornada especial no dia 21 do corrente mês, em homenagem à Família,  com a presença do Padre José Luís Borga, no Parque de Santa Catarina, e com acesso livre a toda a comunidade interessada.

O Padre José Luís Borga, natural de Lapas, Torres Novas, tem vindo a desenvolver um trabalho de evangelização nas diversas paróquias do país, mobilizando sempre multidões com as suas palavras e também com a sua música.

Neste ano da Misericórdia e em período de reflexão da exortação apostólica do Papa Francisco “Amoris laetitia”, o Secretariado Diocesano da Família, coordenado por Maria Luísa e Nuno Rivera Ferreira, convida as famílias, os catequistas, os movimentos, grupos e toda a comunidade, em geral, a participar nesta Jornada que se reveste de contornos especiais.

Segundo os dinamizadores deste movimento da Diocese do Funchal, “o nosso objetivo é dar vida aos desafios propostos pelo Papa Francisco, que nos centra na capacidade de “unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral” ; na escolha da vivência do perdão, da Misericórdia, que está ao alcance da ação de todo o homem, pois é nela que encontra o caminho que o une a Deus; na prática constante de sermos cuidadores do próximo, que carece da nossa ação de “acompanhar, discernir e integrar a fragilidade” de modo a promover a união com Cristo”.

Uma dinâmica diferente e florida

O dia 21 de maio será também o epílogo de uma dinâmica familiar que “acompanhará” a “Semana da Vida”, de 15 a 21 de Maio. Segundo o casal Maria Luísa e Nuno Rivera Ferreira,  “esta dinâmica, acessível a todas as famílias, passa pela construção de uma flor com cinco pétalas, estando associada a cada pétala uma proposta de oração e de um acto de atenção diários, culminando com uma mensagem de agradecimento ao Santo Padre. Esta mensagem ao Papa Francisco será “a manifestação de um “MUITO OBRIGADO!” ao Papa Francisco, pelo trabalho constante a desafiar-nos à vivência do ano Jubilar da Misericórdia; à mudança promovida pelo perdão; ao olhar o outro como a nós mesmos; a apresentar um “NÃO” convicto à indiferença; a colocar a nossa família no centro da nossa vida”.

A construção em família destas flores deverão estar concluídas até ao dia 15 de maio, para a festa de 21 de Maio.

Flores para o Papa

Durante o processo de construção destas flores, foi indicada uma orientação específica: “No 1.º dia, o foco é o casal, no 2.º o irmão/irmã, no 3.º, o Pai  a Mãe, no 4.º dia, os avós, no 5.º dia, os tios e padrinhos, e no 6.º dia, (centro da flor) todas as famílias.”

No dia 21 de Maio, todas as flores serão depositadas num recipiente no fim da peregrinação/caminhada entre o Parque de Santa Catarina e a Porta Santa, na Sé; as mesmas flores serão parte integrante do ofertório, durante a Eucaristia, e serão, posteriormente, enviadas ao Papa Francisco em sinal do empenho da Diocese do Funchal na promoção da Família e da Vida e em agradecimento por tudo quanto o Papa tem feito em prol da família e da sua dignificação”.

 A referida Eucaristia terá lugar na Sé do Funchal, no dia 21 de maio, às 16H30, e será precedida por uma peregrinação/caminhada entre o Parque de Santa Catarina e a Porta Santa, na Sé, com saída, do Parque, do primeiro grupo a partir das 15H30. Até lá, o Parque abrirá as portas a partir das 12H00, estando prevista animação, assegurada por diferentes movimentos diocesanos, a partir das 13H00, com a colaboração e atuação do Padre José Luís Borga.

O SDF enfatiza a importância de este dia ser “assinalado e vivido com júbilo e com a presença de todas as famílias, recordando o que nos refere o Papa na sua exortação “Amoris Laetitia”, “O bem da família é decisivo para o futuro do mundo e da Igreja.” (AL 31).

Finalmente, os dinamizadores do evento deixam uma informação final aos interessados: O Departamento Nacional da Pastoral Familiar, integrado na Comissão Episcopal do Laicado e Família, já disponibilizou no seu site – http://leigos.pt/index.php/familia – a documentação relativa à Semana da Vida 2016 – http://leigos.pt/index.php/2014-03-11-02-28-17/1706-semana-da-vida-2016 – quer o cartaz –http://leigos.pt/index.php/component/phocadownload/category/6-semana-da-vida-2016?download=19:semana-da-vida-2016-cartaz – quer o guião – http://leigos.pt/index.php/component/phocadownload/category/6-semana-da-vida-2016?download=18:guiao-2016.