Plenário registou confronto entre JPP e PSD por causa de Santa Cruz

plenário-008.jpg.jpeg

Fotos: Rui Marote

Hoje, na sessão plenária na Assembleia Legislativa Regional, o período de antes da ordem do dia ficou marcado por um debate aceso entre o deputado Carlos Costa, do JPP, que acusou a Câmara Municipal de Santa Cruz de pagar a conta da água da sede do PSD durante a vereação anterior, social-democrata. Tudo em resposta ao deputado do PSD, Joaquim Marujo, que tinha feito uma alocução crítica na última reunião plenária. A dívida de 20 milhões de euros deixada na Câmara de Santa Cruz também esteve em debate.

O visado contrapôs que o JPP teve dinheiro do PAEL para pagar aos fornecedores e amortizar a dívida. Mas aumentou os custos em matéria de juros, ao não pagar a determinados credores por achar ilegais esses pagamentos, entendimento que acabou por não ser o do tribunal. E assim os juros ascenderam a 150 mil euros. A ecotaxa que o município de Santa Cruz criou foi também criticada porque os social-democratas entendem que prejudicará o turismo naquela localidade.

No plenário desta manhã estiveram em discussão outros assuntos, como o estatuto de utilidade pública da Fundação Social-Democrata, que foi criticado pelo deputado independente Gil Canha, que afirmou que a FSD já não confere bolsas a estudantes e por isso não deve merecer benefícios fiscais. Além do mais, apresenta uma dívida de 8,5 milhões de euros ao BANIF.

A greve dos estivadores no porto de Lisboa este também em foco, com os deputados social-democratas a reclamar pelo princípio da continuidade territorial e dos serviços mínimos para as regiões.