Judoca César Nicola em grande no Campeonato Nacional de Kata

judo_katas

O judoca do Clube Naval do Funchal, César Nicola, participou noa segunda-feira, dia 25 de Abril, no Campeonato Nacional de Judo, especialidade de kata (técnica), que se realizou no Pavilhão Desportivo Municipal da Penha, em Faro. Esta a primeira vez que a região do Algarve acolheu um evento do género.

Este campeonato, organizado por diversas associações nacionais de Judo, teve início pelas 11h00 e recebeu judocas de norte a sul do país, bem como da Madeira e dos Açores, e foi precedido pelo Estágio Nacional de Katas que decorreu durante o fim-de-semana.

A prova foi concluída com bastante sucesso da parte do atleta e treinador navalista, César Nicola, que obteve o primeiro lugar em Nage-No-Kata, Katame-No-Kata e Kime-No-Kata, três tipos diferentes de demonstrações técnicas, realizadas a dois, e a medalha de prata em Kodokan-Goshin-jutsu-No-Kata, um kata mais moderno de técnicas de autodefesa.

O judoca do Naval obtém assim uma série de vitórias numa vertente desportiva do judo que tem vindo a obter cada vez mais adeptos e uma importância deveras relevante no âmbito de competições nacionais e internacionais. Na execução dos katas, o que interessa é a elegância, eficácia e perfeição do gesto, ao contrário das competições de Shiai (combate livre), que se costumam ver, por exemplo, nos Jogos Olímpicos.