Em vésperas do IPC Swimming European Open Championships 2016, Emanuel Gonçalves, nadador do Clube Naval do Funchal e único representante madeirense nesta competição internacional, considera que está preparado para na sua melhor forma: “Acredito honestamente que o meu corpo há-de ir ao limite”, garante.
O atleta afirma que se sente bastante motivado para abraçar este novo desafio, onde participar já é, só por si, uma “vitória”.
As expectativas que tem para esta competição são, essencialmente, nadar em cima das suas melhores marcas, tentar batê-las e quem sabe, atingir uma final, entre os melhores do Mundo.
Apesar de este ser um Campeonato Europeu, está aberto a todos os atletas e países que queiram melhorar as suas marcas para os Jogos Olímpicos, pelo que o nível será muito elevado.
Emanuel Gonçalves sublinha o apoio do CNF e da RAM, isto “sem esquecer todo o trabalho feito no meu anterior Clube, ao qual tenho muito respeito e carinho”. Por outro lado, enaltece “o grande apoio dos meus pais, que me ajudam muito e sem eles, com certeza, nunca poderia estar a competir neste momento. Por cada época Desportiva, abdico de realizar um ano completo de Universidade para optimizar o meu rendimento desportivo. Todos os apoios são importantes, numa região onde o futebol é o desporto Rei, onde as modalidades amadoras são das que mais prestigiam a Madeira e onde os atletas do desporto adaptado são muitas vezes esquecidos”, aponta, numa nota crítica.
“Tenho também agradecer o corajoso apoio da Clínica da Madalena e do Fisioterapeuta Luís Gomes, da Carlota Gonçalves (Medicina Tradicional Chinesa) e claro, do meu Clube Naval do Funchal”, diz este desportista.
O nadador do CNF competirá na prova de 400 m livres no dia 1 de Maio, 100 m livres no dia 2, 100 m mariposa no dia 4 e 200 m no dia 5, sendo os bilhetes para o Campeonato da Europa de Natação Adaptada IPC Swimming gratuitos. Podem ser adquiridos no site oficial do Comité Paralímpico Internacional.