Clinton e Trump vencem em Nova Iorque

Por Lusa

Foto: cbsnews
Foto: cbsnews

*Donald Trump ganhou as primárias republicanas no seu estado de Nova Iorque, aproximando-se ainda mais da nomeação como candidato do partido nas eleições presidenciais norte-americanas. Clinton bateu Sanders.

Hillary Clinton venceu na terça-feira as primárias democratas no estado de Nova Iorque, aproximando-se da nomeação como candidata do seu partido nas eleições presidenciais norte-americanas, de acordo com projecções das televisões.

Vários canais, incluindo CNN, NBC e Fox News, projectam que a antiga secretária de Estado venceu o senador Bernie Sanders numa votação em que os dois pré-candidatos começaram por ter resultados muito próximos.

Clinton conseguiu 60,5% dos votos contra os 39,5% de Sanders, segundo estimativas da CNN.

Bernie Sanders felicitou Hillary Clinton, mas lamentou os problemas nos centros de votação durante a jornada eleitoral.

“Felicito a secretária Clinton pela sua vitória. Na semana que vem competiremos na Pensilvânia, Maryland, Connecticut, Rhode Island e Delaware e esperamos ganhar vários destes estados”, disse o senador, referindo-se às primárias das eleições presidenciais norte-americanas que se vão disputar na próxima terça-feira.

Do lado republicano, as televisões norte-americanas deram a vitória a Donald Trump, com 68,6% dos votos, ficando à frente do seu principal rival, Ted Cruz, com 13,6%, e do governador de Ohio, John Kasich, com 17,8%, segundo as projecções.

Trump é dado como vencedor pela CNN, Fox News e MSNBC, aproximando-se ainda mais da nomeação como candidato do partido nas eleições presidenciais norte-americanas

As eleições presidenciais nos Estados Unidos da América realizam-se em Novembro.

Nas primárias, são eleitos delegados que representam os estados nas convenções nacionais dos dois partidos em que serão escolhidos os respectivos candidatos nas eleições.