Triatlo movimentou o Porto Santo

triatlo

Decorreu no passado fim-de-semana o “ I Triatlo Sprint / IV Triatlo Jovem do Porto Santo “ realizado durante a tarde de sábado, e no domingo de manhã, a estreia regional de uma competição de estafetas designada por “ I Campeonato Regional de Equipas de Estafetas “, levando cerca de centena e meia de atletas à ilha dourada para a realização destas etapas pontuáveis para os Campeonatos Regionais de Triatlo – Powerade, Bebida para Desportistas.

Na competição principal de sábado, no sector masculino, os triatletas do Ludens de Machico / Máxima Dinâmica poucas hipóteses deram à concorrência, inicialmente com Miguel Ângelo a liderar na natação e em parte do segmento de ciclismo, e em seguida por Francisco Luís que vindo de trás e com um ritmo vivo no segmento de corrida final, isolou-se de forma a garantir mais um triunfo esta época. A 2ª posição ainda foi segurada pelo seu colega de equipa Miguel Ângelo, e em 3º, com uma recuperação no segmento de corrida que já vai sendo habitual, ficou o veterano Carlos Nóbrega (ACD Jardim da Serra).

triatlo1

Nas mulheres, Érica Melim (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) teve uma prova mais tranquila, vencendo confortavelmente sobre Vanessa Andrade (C.D. Escola de Santana) que fez 2ª, e Nélia Freitas (A.D. Galomar) que acabou na 3ª posição final.

Quanto aos mais jovens, em Juvenis, Pedro Sousa (CF Andorinha) e Carolina Boulhosa (G.D. Corticeiras) estiveram na frente desde inicio acabando por vencer por boa margem, em Iniciados, Nino Pereira Pereira (A.D. Galomar) e Inês Teixeira (CF Andorinha) tiveram de igual modo um domínio expressivo, em Infantis, a concorrência já foi bem maior mas favorável a Gonçalo Santos e Bruna Belo (ACD Jardim da Serra), e em Benjamins, Guilherme Nunes (C.F. Androrinha) e Matilde Olival  (Ludens de Machico/Máxima Dinâmica) foram os grandes vencedores.

triatlo2

Na categoria de Paratrialo o triatleta José Manuel Mendonça (Ludens Machico / Máxima Dinâmica), deu mais uma mostra de superação pessoal, ao realizar o triatlo na distância Super-Sprint, prova também realizada pela única estafeta presente, ” Ferro Competições “.

Por clubes o Ludens de Machico / Máxima Dinâmica foi o grande vencedor nos clubes masculinos, nos clubes jovens masculinos a vitória coube ao Grupo Desportivo das Corticeiras e nos clubes jovens femininos ao CF Andorinha.

Domingo foi dia de estreias, com a realização do “ I Campeonato Regional de Equipas de Estafetas “ prova em que cada um dos três elementos que compuseram cada equipa tiveram que realizar um triatlo super-sprint completo, sendo tomado o tempo da equipa ao final do 3º elemento.

triatlo4

Nesta competição em que foram permitidas equipas masculinas, femininas e mistas o Ludens de Machico / Máxima Dinâmica foi quem mais pódios e vitórias alcançou tal como no dia anterior, vencendo nas estafetas masculinas e femininas. O C.D. Escola de Santana foi outro clube em destaque nas estafetas mistas tendo alcançado o 1º e 2º lugar nessa categoria.

A próxima competição terá lugar no Funchal a 1 de Maio, com o V Triatlo / V Triatlo Jovem Dia do Trabalhador 2016 “.

A ARTM como entidade organizadora, agradece o apoio de várias entidades Publicas, em especial à Câmara Municipal do Porto Santo, AMDpt e SER – DRJD. A organização contou igualmente com o apoio da Porto Santo Line, AutoZapecar; Europcar, Powerade – Bebida para Desportistas e MZ Bike.