Técnicos dos lares capacitados para lidarem com as doenças demenciais

Foto:madeira.gov
Foto:madeira.gov

*SRIAS desenvolve programa de formação integrado no Plano Regional para o Envelhecimento Ativo

A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através do Instituto de Segurança Social da Madeira e, em colaboração com a Associação de Alzheimer – entidade parceira do I Plano Regional para o Envelhecimento Ativo – promoveu formação sobre demências e depressão no idoso junto aos profissionais afetos aos lares e ajuda domiciliária na zona Oeste da ilha.

O curso ministrado por colaboradores da Delegação da Madeira da Alzheimer Portugal da área da Saúde, no âmbito do Plano regional para o Envelhecimento Ativo, visou dotar os técnicos de conhecimentos na área das demências, com especial enfoque na doença de Alzheimer, que afeta um grande número de idosos.

Na ocasião, a Secretária Regional indicou que os mais de 300 idosos, residentes nos seis lares geridos pelo Instituto de Segurança Social da Madeira, vão passar a ser acompanhados, em permanência, por um médico neurologista.

A contratação e alocação pela Segurança Social de um profissional da referida especialidade médica é algo que ocorre pela primeira vez na Região.

A avaliação, prevenção e acompanhamento no próprio lar suprime a necessidade de deslocar o idoso à consulta externa, daquela especialidade.

A formação em demências e depressão no idoso decorreu nas instalações do Lar e Centro de Dia de Santa Teresinha, na Ponta do Sol.

A infraestrutura do ISSM apoia, diariamente, 30 idosos, através do Centro de Dia e de Convívio, e outros 20 residem no lar.