Paulo Cafôfo multiplica-se em contactos, almoços, jantares e até um safari na África do Sul

Cafôfo

*Com Rui Marote

O Funchal Notícias divulga hoje o programa da visita do presidente da Câmara do Funchal, Paulo Cafôfo, à África do Sul, após a passagem pela Namíbia. O edil funchalense percorrerá as cidades de Joanesburgo, Cabo e Pretória (Tshwane), iniciando, logo pelas 9 horas de amanhã, os contactos com uma visita à Portuguese House em Bruma Lake. Às 10 horas, realiza uma visita de cortesia à Cônsul-Geral de Portugal em Joanesburgo, e às 13 horas, almoçará com potenciais investidores, num encontro promovido pela câmara de comércio sul-africana, no restaurante Pigale, em Bedfordview.

No sábado, Cafôfo terá um dia bem preenchido, começando às 9h30 com partida em direcção à Vilakazi Street, Soweto, via Museu do Apartheid e Soccer City, estando prevista uma vista à Casa de Mandela.

casa de nelson mandela
Casa de Nelson Mandela
Casa de Mandela no Soweto
Casa de Mandela no Soweto

Após um almoço, pelo meio-dia, no restaurante tradicional ‘Sakhumzi’, o autarca madeirense parte às 15 horas para uma visita à cidade de Pretória e arredores, parando na Kruger Square, subindo para o Union Buildings e visitando os jardins e arredores.

restaurante tradicional sakhumzi
restaurante tradicional sakhumzi

Às 18 horas, chega à Casa Social da Madeira em Silver Lakes, Pretória, e meia hora depois reúne-se com membros da comunidade portuguesa. Às 19 horas, está previsto um jantar.

casa social da madeira pretória

Ño domingo, dia 17 do corrente mês de Abril, parte rumo à igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Brentwood Park, Benoni. Às 10h30 está prevista a chegada à INSF e às 11 horas uma visita e homenagem junto ao monumento às vítimas da violência. Encontrar-se-á com o padre Gabriel, reitor da INSF e com o presidente do Fórum Português, Manuel Ferreirinha, seguindo-se uma visita ao Lar de Nossa Senhora de Fátima.

Joanesburgo
Joanesburgo

Às 13h30, almoça na Casa da Madeira de Joanesburgo, e às 17 horas, visita a igreja de Santo António dos Portugueses, em Mayfair.

Já a 18 de Abril, Cafôfo parte com destino a Pillansberg (Sun City), para realizar um safari a partir das 10 horas.

Sun City safari
Sun City safari

A 19 de Abril, levanta-se cedo: parte às 6h45 para o Mercado Abastecedor de Joanesburgo, para encontrar-se com madeirenses que ali trabalham e contactar com os gestores daquele que é o terceiro maior mercado do mundo.

Câmara Municipal de Joanesburgo
Câmara Municipal de Joanesburgo

Às 9h15, parte para a Câmara Municipal de Joanesburgo,  para se avistar com Parks Tau, ‘mayor’ da cidade. Partirá para Pretória, Tshwane às 13h45, encontrando-se com o mayor da localidade às 14h30.

A 20 de Abril, quarta-feira, encontra-se com o Conselho das Comunidades Portuguesas às 9h30 no hotel, e uma hora depois parte com destino à fazenda Clearwaters, em Bapsfontein. Manuel Ferreirinha apresentar-lhe-á várias personalidades nesse local, que não é distante do aeroporto OIiver Tambo, de onde partirá depois para a Cidade do Cabo, aonde chegará pelas 21h25 para pernoitar no hotel Radisson Blue.

Câmara Municipal da Cidade do Cabo
Câmara Municipal da Cidade do Cabo

Na quinta-feira, dia 21, sairá daquela unidade hoteleira pelas 10h15 para encontrar-se com a mayor da Cidade do Cabo, que está geminada com a cidade do Funchal. De acordo com a Cônsul-Geral, Catarina Arruda, este encontro não demorará mais de duas horas e nele Paulo Cafôfo será acompanhado por outras duas pessoas e pelo enviado especial do DN-Madeira, Agostinho Silva.

Patricia Delille, mayor de Cape Town
Patricia Delille, mayor de Cape Town

Às 13 horas, Cafôfo almoça com a Cônsul-Geral de Portugal em Cape Town e às 15 horas efectuará uma visita ao parlamento, com o deputado Manuel de Freitas. Às 17 horas, parte para a Associação Portuguesa do Cabo da Boa Esperança, onde às 18h30 manterá uma reunião informativa com os membros da comunidade. Está previsto um jantar às 19h30.

Sexta-feira, dia 22, o edil funchalense sai às 8 horas para a Ponta do Cabo (Cape Point) e às 11 horas vai à quinta dos vinhedos Diemersdal, em Durbanville. O resto do dia é livre.

E é assim que, no dia seguinte, Cafôfo parte para o aeroporto de Cape Town e ali embarca no voo SA 334 com destino a Joanesburgo, de onde apanha outro avião para Zurique.