ABM recebe Concurso Nacional de Leitura

arquivo

*Prova Distrital da Madeira decorre no próximo dia 21 de abril.

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) recebe no próximo dia 21 de Abril, pelas 14h30, a Prova Distrital do Concurso Nacional de Leitura 2016. As provas decorrem no auditório do ABM, com entrada livre.
A sessão de abertura contará com a presença da Diretora Regional da Cultura,  Natércia Xavier e do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes.
Este concurso de âmbito nacional tem por objetivo estimular a prática da leitura entre os adolescentes, alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, através da promoção da leitura de uma forma lúdica e partilhada. Desenvolve-se em três fases distintas. Durante a 1.ª fase os concorrentes prestam provas e candidatam-se através das respetivas escolas. No início do 2.º período são nomeados os vencedores em cada ciclo. São esses os candidatos às Provas Distritais.
A Região Autónoma da Madeira vai apurar os seus finalistas, que participarão na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura.
Para a Prova Distrital da Região Autónoma da Madeira foram escolhidos 12 alunos, oriundos da Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, Colégio de Santa Teresinha, Escola Secundária Jaime Moniz e Escola Secundária Francisco Franco.
No dia 21 de Abril, no ABM, cada aluno prestará um conjunto de provas, entre as quais uma Prova de Perguntas, uma Prova de Declamação, uma Prova de Leitura em Voz Alta e uma Prova de Argumentação, baseadas nas seguintes obras: “A mulher que prendeu a chuva e outras histórias”, de Teolinda Gersão, “O Colar”, de Sofia de Melo Breyner Andresen, “Todas as Palavras: poesia reunida (1974-2011)”, Manuel António Pino,  Parábola do cágado velho, Pepetela, “Farsa de Inês Pereira”, Gil Vicente, Obra poética I, Sophia de Melo Breyner Andresen.
Os participantes serão avaliados por um júri de três elementos, compostos pelas professoras Celina Pereira, Maria do Céu Carreira e Marcela Costa.
A 10.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura é um evento integrado no Plano Nacional de Leitura, em articulação com as seguintes instituições: Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), Secretaria Regional de Educação/Direção Regional de Educação,a Direção Regional de Cultura/Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira e e ainda a Contigo Teatro.