Tabela de preços para transporte de doentes entra amanhã em vigor

ambulânciaO secretário regional da Saúde, Faria Nunes já aprovou e fez publicar a tabela de preços máximos a cobrar pelo Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), pelo transporte não urgente de doentes do Serviço Regional de Saúde e ADSE dos ser-viços regionalizados e pelo Transporte que seja prestado por solicitação de privados, bem como as respetivas regras de aplica-ção.

O Regulamento dos Preços do Transporte de Doentes Não Urgentes pode ser consultado em http://www.gov-madeira.pt/joram/2serie/Ano%20de%202016/IISerie-063-2016-04-07.pdf

Recorde-se que, recentemente, a 30 de Março, o Governo Regional procedeu à alteração da portaria sobre o transporte não urgente de doentes, abrindo o serviço aos taxistas.

Depois de se ter acabado com a empresa constituída pelas corporações de bombeiros, o SESARAMé a única empresa na Região que realiza transportes não urgentes de doentes e que dispõe na sua frota de veículos dedicados ao transporte de doentes VDTD.

A tabela de preços entra amanhã me vigor e será atualizada anualmente consoante a taxa de inflação.

A tabela de preços entra com várias variáveis como o tipo de transporte, a assistência na viagem, a distância, o preço do percurso apeado, as idas ao aeroporto ou o tempo de espera.

Sendo que, neste último caso, não há lugar a pagamento de “tempo de espera” quando este seja igual ou inferior a 30 minutos nos transportes “SESA- RAM” / “Instituições públicas” e a 15 minutos nos transportes “Privados”.

Já quando o “tempo de espera” seja superior 30/15 minutos há lugar ao respetivo pagamento, considerando-se todo o tempo decorrido desde o início da chegada ao estabelecimento de saúde.