“Aida Sol” no Porto do Funchal com escalas a aumentar e aposta nas feiras internacionais

aida bluO navio de cruzeiro “Aida Sol” marca hoje presença no Porto do Funchal até amanhã, num momento em que a APRAM-Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira continua a registar o aumento de escalas nesta Ilha. Uma visita do transatlântico que anima a economia local.
Neste período de férias da Páscoa, o movimento no Porto desta cidade aumenta até aos meses de abril e maio. Depois os transatlânticos procuram outros destinos para a estação alta do verão, nomeadamente no Mediterrâneo ou Caraíbas.

Segundo os dados oficiais da APRAM, o movimento de escalas e de passageiros de cruzeiros no Porto do Funchal cresceu em todas as variantes com crescimentos percentuais na ordem dos dois dígitos, segundo dados do último ano.

Só para ilustrar esta informação, a Autoridade Portuária revela que entre janeiro e setembro de  2015 o porto do Funchal registou um total de 183 escalas, movimentando 352.480 passageiros, o que representa, respetivamente, uma subida de 22% e 42% relativamente ao acumulado do período homologo do ano anterior.

No mês de Setembro último, o Porto do Funchal registou 18 escalas e um total de 43.480 passageiros, ou seja, um acréscimo de 10 escalas e de 29.529 passageiros, relativamente ao mês de setembro de 2014, o que se traduz numa subida de 125% nas escalas e 212% no movimento de passageiros.

Maior Feira de Cruzeiros

A promoção deste destino é também uma das intervenções estratégicas da APRAM no exterior. Por isso, participou, assim como a Associação de Promoção da Madeira, na Seatrade Cruise Global 2016, a maior feira da indústria de cruzeiros do mundo, no Centro de Convenções de Fort Lauderdale, a meados deste mês.

Segundo o site oficial da APRAM, “durante 27 anos, esta feira, designada por Seatrade  Cruise Shipping, teve lugar em Miami, mas este ano e até 2018, realizar-se-á em Fort Lauderdale, uma vez que o Centro de Convenções de Miami será renovado.

A APRAM participa todos os anos neste evento, em parceria com os portos de Canárias e os portos de Portugal. Este ano, a Associação de Promoção da Madeira também está presente num esforço conjunto de promoção dos Portos da Madeira e Porto Santo, enquanto portos de cruzeiros, num mercado cada vez mais competitivo e em expansão”.

Estiveram presentes nesta Seatrade, 92 países de todos os continentes. Participaram 800 expositores, com 11 mil visitantes. Mais de 300 jornalistas deram cobertura mediática ao maior evento da indústria mundial de cruzeiros.