Deputados do PSD-M realizaram Jornadas Locais em Machico

psd

O grupo parlamentar do PSD-M realizou ontem e hoje as suas Jornadas Locais, que tiveram ênfase na temática do turismo. Os deputados social-democratas, sublinhou a porta-voz Cláudia Gomes, entendem que este é um dos focos potenciadores de desenvolvimento do concelho de Machico.

“O turismo foi assim abordado na vertente da agricultura, da indústria, do desporto, da natureza, seja no mar ou na serra, do património edificado e da nossa cultura. Pretendeu-se mais uma vez ouvir a nossa sociedade, neste caso, alguns agentes que operam no concelho [de Machico], permitindo-nos conhecer a realidade numa outra óptica, mas sempre com um único objectivo: colocar novamente Machico no mapa do turismo regional. Não podemos esquecer que em tempos áureos Machico já foi a primeira cidade turística da Madeira e por isso é necessário definir novas estratégias que vão ao encontro do tipo de turista que nos procura actualmente, tendo sempre em conta aquilo que o nosso concelho pode oferecer”, referiu a deputada.

Para esta responsável, Machico continua a ter um potencial enorme que não está devidamente valorizado. Todas as entidades, públicas e privadas, devem envolver-se numa vontade comum que é “ver Machico crescer do ponto de vista económico”, defendeu.

“Consideramos que falta uma estratégia municipal para o desenvolvimento deste sector, nomeadamente quanto à limpeza de veredas e levadas, a toponímia, a sinalética no início e no fim das levadas”, relevou, entre outras necessidades, como prover a cidade de equipamentos adequados em espaços públicos, nomeadamente WC e duches nas praias, e florir as estradas municipais.

Abordando certos eventos que têm atraído turistas ao concelho de Machico, casos da Semana Gastronómica, Mercado Quinhentistas e o MIUT, Cláudia Gomes disse que hoje em dia estes eventos não chegam, sendo necessário optimizar os recursos existentes, e que são únicos. Potenciar as paisagens, as veredas e levadas, e procurar novos nichos de mercado é necessário. Exemplo disso, apontou, são as praias do Porto da Cruz, que constituem hoje em dia um grande atractivo para a prática das actividades ligadas ao mar, como o stand up paddle, bodyboard e surf.

O património geológico de Machico, dizem os social-democratas, também continua “esquecido”.

“Já existe alguma oferta de empresas ligadas à animação turística, mas o principal foco apontado vai para a falta de hotéis, de modo a potenciar o crescimento económico”, referiu.

A deputada deu ainda conta de que foi realizada uma visita ao engenho do Porto da Cruz, “onde pudemos verificar ‘in loco’ como uma indústria se tornou num pólo de atracção turística que recebe, na época alta, cerca de 800 a mil visitantes por dia”.