Fátima Aveiro fala na UMa a 15 de Março sobre “A fome no mundo”

Colegio-Jesuitas05 UMaA presidente do Banco Alimentar contra a Fome na Madeira, Fátima Aveiro conduz na UMa reflexão sobre ‘A Fome no mundo’.

Fátima Aveiro é a oradora convidada da tertúlia promovida pelo Conselho de Cultura da Universidade da Madeira, no próximo dia 15 de março, no âmbito das atividades do Clube Ateneu.

Fátima Aveiro é licenciada em Política Social e Pós-Graduada em Economia Social e Solidária. Antes de assumir a presidência do Banco Alimentar contra a Fome, na Madeira, a oradora desempenhou diversos cargos na área social, dentre os quais, Auditora de Qualidade das Unidades de Internamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, Assessora Principal do Serviço Técnico de Formação Profissional da Direção Regional da Educação Especial, Diretora Executiva da Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, Assessora Principal da Direção de Serviços de Igualdade de Oportunidades da Direção Regional do Trabalho, Diretora-geral do Grupo lNostrum e Conselheira Técnica da Secretaria Regional dos Assuntos Sociais. Foi ainda Diretora Regional da Segurança Social da RAM, Diretora de Serviços do Serviço de Defesa do Consumidor e Chefe de Divisão de Promoção de Emprego da Direção Regional de Emprego.

A tertúlia, que terá lugar no Auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas, pelas 18h30 tem como tema ‘A Fome no mundo: Haverá arroz para todos?’.

Cerca de 805 milhões de pessoas, ou seja, uma em cada nove, passam fome. Paradoxalmente, um terço de toda a comida produzida no planeta é perdido ou desperdiçado.

No nosso País por exemplo, cada cidadão deita fora, por ano, cerca de 100 kg de comida que ainda poderia ser consumida.

Apesar dos progressos na erradicação da fome, os números de várias regiões e sub-regiões do planeta continuam a ser preocupantes.

Os meios encontram-se ao nosso alcance e é possível vencer a guerra contra a fome, mas afinal o que falta fazer? Onde se erra? Porque é que há Fome? Esta e outras questões serão apresentadas por Fátima Aveiro com base na informação de várias organizações especializadas e ainda à luz de alguns líderes e inspiradores mundiais, que em comum têm a convicção de que a emergência de uma Solidariedade Mundial é fundamental para a erradicação deste flagelo humano.

Após a tertúlia, segue-se um jantar-debate, no Restaurante Café Ateneu.

A participação na tertúlia é livre.

O jantar-debate requer marcação até ao dia 14 de março, preenchendo o formulário disponível em http://tinyurl.com/tertulia-afomenomundo.