Workshop de Culinária Macrobiótica na Mania da Cozinha

/LC/

Foto: LC
Foto: LC

O espaço de restauração Mania da Cozinha, situado ao pé da Igreja de S. Pedro, voltou a organizar um Workshop de Culinária Macrobiótica com Natália Rodrigues Porto, docente do Instituto Macrobiótico de Portugal.

A Culinária Macrobiótica baseia-se em padrões alimentares tradicionais, dando especial destaque aos alimentos naturais, pouco processados artificial e quimicamente, segundo a definição do Instituto Macrobiótico, que acrescenta, que a preparação de uma refeição e a escolha dos ingredientes certos deve ter em conta não só as necessidades pessoais de cada um, como também o ambiente, as estações do ano e o clima em que estamos inseridos.

Foto:LC
Foto:LC

Natália preparou um menu adequado à estação da primavera que se aproxima, referindo que há determinados órgãos que estão mais ativos em determinadas alturas do ano. Na Primavera, por exemplo, os órgãos mais ativos são o fígado e a vesícula. Desta vez, o menu escolhido teve a finalidade de contribuir para uma desintoxicação do organismo.

Foto:LC
Foto:LC

O caldo de shoyu, a salada de arroz basmati com feijão preto e legumes, o tofu no forno com parmesão de amêndoas, as panquecas de aveia e espelta com maça e lima, fizeram parte do cardápio apresentado.

Foto:LC
Foto:LC

Perante um público atento, Natália foi confecionando os pratos, explicando as opções dos ingredientes e esclarecendo dúvidas. No final, chegou a hora de degustar o menu, que pelos comentários dos participantes, estava excelente.

Foto:LC
Foto:LC

Ao workshop e jantar juntou-se uma apresentação de produtos naturais e biológicos de higiene pessoal e de velas ecológicas.

Recorde-se que Natália Porto é autora de três livros, e em Fevereiro deste ano, na altura do Carnaval, a editora brasileira, Editora Europa, fez uma seleção de algumas receitas do seu livro “Cozinhar com a Natália” e publicou a revista “Culinária Saudável Vegana e Macrobiótica”, revista que se encontra à venda neste momento exclusivamente no Brasil.

Foto:LC
Foto:LC