Projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola” intervém em Escolas do Caniçal

segurança

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Protecção Civil (1 de Março), e na senda da contínua intervenção semanal do projecto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola”, foram realizadas, na quarta-feira, várias acções relacionadas com a segurança contra riscos naturais e tecnológicos nos três estabelecimentos escolares da freguesia do Caniçal, concelho de Machico.

Este projecto, que resulta de uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação, o Serviço Regional de Protecção Civil e a Associação Insular de Geografia, objectiva a criação de hábitos de segurança em toda a comunidade escolar – alunos, docentes, não docentes e encarregados de educação – e consta de exercícios de evacuação, jogos, briefings de segurança e de acções de sensibilização acerca da temática da prevenção e emergência face a esses riscos.

Esta intervenção reveste-se de grande importância, pois além da parte da sensibilização, permite também o treino de algumas situações de emergência e o teste aos procedimentos constantes no plano de prevenção de cada escola.
Este treino de algumas situações de emergência, neste caso relacionadas com incêndio no edifício, ajuda a colmatar dificuldades e a desenvolver condutas apropriadas por todos que compõem a comunidade escolar, refere informação da tutela.

De referir que, nestas intervenções, os técnicos das instituições parceiras constatam que as condições de segurança, quer físicas quer humanas, têm melhorado consideravelmente, tanto pelas intervenções que têm vindo a ser feitas por este projecto – que vai já na sua segunda ronda pelas escolas da RAM -, como pelo trabalho contínuo e de proximidade que os delegados de segurança de cada escola realizam.

No âmbito deste projecto foram realizadas já 295 intervenções e mais de 30.000 pessoas foram abrangidas pela sensibilização e treino das diferentes situações.

Ainda no presente mês, o projecto terá intervenções no Jardim de Infância Apresentação de Maria e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Calheta (dia 9), e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ribeira Brava e no Infantário O Balão (dia 15).