Jornadas da Matemática no Liceu apelam à desmistificação da sua complexidade

mat jorge cxaravlhosA sessão de abertura, esta manhã, contou com a presença do Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, do Presidente do Conselho Executivo da ESJM, Jorge Moreira, do Coordenador das Jornadas, João Viveiros, e da Diretora do Curso de Matemática do I Ciclo na Universidade da Madeira, Maribel Gordon.

Todas as intervenções tiveram um denominador comum: perceber a importância desta disciplina, pouco simpática aos olhos de muita gente, no dia a dia do cidadão e tentar vê-la em múltiplas áreas do saber.

mat liceu alunosO Secretário Regional da Educação partilhou a sua experiência de aluno e professor no Liceu, recordando: “Foi nesta escola que aprendi que a matemática era bem mais simples do que eu pensava, fruto também dos excelentes professores que tive”. A matemática acompanha-nos, sublinhou Jorge Carvalho: “Até o simples pormenor de perceber um pequeno desconto no supermercado obriga-nos a lidar com a matemática e a perceber a sua importância”.

O Presidente do Conselho Executivo da ESJM salientou o “excelente corpo docente” na área da matemática e deu também o exemplo do último ranking dos resultados escolares: “Uma escola privada do país, com 38 alunos, ficou em primeiro lugar a nível nacional, com uma média na matemática de 15,4%; a ESJM, com 316 alunos, a maior escola do País em exames, teve uma média de 13 valores”.

Jorge Moreira salientou que uma organização escolar como o Liceu tem aspetos positivos e negativos. Mas a orientação fundamental é assegurar uma formação de qualidade aos alunos, lamentando também a forma como alguma comunicação social relata alguns dados, com evidente empolamento de situações pontuais e por comprovar.

mat exposiA diretora do Curso de Matemática do I Ciclo na  UMa convidou os alunos a ver a matemática nas várias situações da vida: “A matemática é a linguagem das ciências. Na UMa, ela faz parte de 70% dos cursos”. Maribel Gordon recorda que uma música, a construção de um edifício, uma pintura, tudo tem subjacente a matemática, que é a base da ciência e da tecnologia”.

Aliás, referiu Maribel Gordon, não foi por acaso que Galileu Galilei afirmou: “A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo”.

As Jornadas de Matemática, organizadas pelo grupo de matemática da ESJM, prosseguem ao longo desta semana, com uma exposição de trabalhos dos alunos e diversas conferências.