Uma imagem que se repete: dar branco à televisão

rtp01
Foto Rui Marote

É uma cena que ainda se repete nos dias que correm: dar branco à televisão. Antes das gravações, os profissionais da televisão fazem o teste do branco a ver se tudo está operacional.

A imagem mostra hoje uma equipa que se estreou na política através da poderosa JSD de então: Rafaela Fernandes, à esquerda, e Francisco Dias, à direita. Adivinhem quem está ao centro, “a dar branco à televisão”, à saída de uma reunião de trabalho e a preparar-se para prestar declarações à comunicação social?
Nem mais nem menos do que Jaime Filipe Ramos, o então líder da “Jota”. Tão novinhos que eles eram, à época a que a foto se reporta. Passaram-se alguns anos, as peças do puzzle social-democrata foram mexidas, a “Jota” foi o trampolim natural para o Parlamento e outras atividades políticas. Hoje, há vozes no PSD/M que avisam: aguardem mais um ano ou dois e quem mostra o branco promete mostrar o arco-íris. Metáforas que dizem bem dos jogos de poder interno do partido e de quem se perfila para os lugares cimeiros do poder.