Madeira e Açores acertam criar gabinete em Bruxelas

(Foto RTP)
(Foto RTP)

Dez protocolos assinados e a criação, em Bruxelas, de um gabinete conjunto para representar as duas regiões. O saldo dos três dias de trabalho entre as equipas de Miguel Albuquerque e Vasco Cordeiro. O objetivo é reforçar e defender as autonomias.

A X Cimeira Atlântica entre a Madeira e os Açores termina hoje. Durante os últimos dias, governantes dos dois arquipélagos desdobraram-se em reuniões, contactos e visitas, com vista a acertar um plano de ação conjunto, perante a República e a União Europeia.

Sob o signo “a união faz a força”, Madeira e Açores reatam negociações quase dez anos depois. Deixamos aqui as principais ações estratégicas e protocolos de cooperação assinados entre as duas regiões autónomas portuguesas:

 – Criação de gabinete conjunto da Madeira e dos Açores em Bruxelas. O objetivo é assegurar uma maior racionalidade de recursos, ao mesmo tempo que reforça a capacidade de intervenção na defesa dos interesses de ambas as regiões, que partilham os mesmos problemas relacionados com a ultraperiferia e a autonomia.

– Acordos de cooperação na agricultura e pescas, investigação, ambiente, cultura e protecção civil.