34,7 milhões para a Agricultura em discussão na Assembleia Regional

Humberto Vasconselos2
Fotos Rui Marote

Prossegue hoje na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) o debate na especialidade do Orçamento e Plano da Região para 2016.

Deveria ter sido ouvido ontem mas transitou para hoje a audição do Secretário Regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos.

A abrir os trabalhos de hoje, o governante apresentou as propostas para os sectores que tutela.

A secretaria tem uma dotação orçamento global de 34,7 milhões de euros, dos quais 9,5 milhões para despesas de investimento.

Nas contas da proposta orçamental verifica-se um aumento de cerca de 10% (900 mil euros) para investimento relativamente a 2015.

Entre outras, estão contempladas verbas para a comparticipação de projectos co-financiados pela União Europeia e por fundos nacionais, apoio às Casas do Povo, recuperação do Cais do Porto do Caniçal, reabilitação da Lota do Funchal, modernização de interpostos frigoríficos, e promoção do Vinho e do Bordado Madeira.

Nas pescas, aposta-se nos investimentos privados na aquicultura, no alargamento e negociação de quotas de pesca, e, em 2016, conta-se adaptar à Região legislação nacional sobre médicos veterinários municipais.

A aposição confrontou o secretário regional sobre algumas áreas que tutela designadamente sobre a promessa do avião cargueira, ‘vendida’ como uma aposta no escoamento de produtos frescos regionais.

A discussão na especialidade termina esta tarde com a audição do secretário regional da Saúde, João Faria Nunes. Ele que já começou a falar.