Bolo de mel gigante adoça Natal na Rua da Carreira

bolo mel rua da carreiraO Funchal, mais concretamente a Rua da Carreira, bateu o recorde do maior bolo de mel do mundo.

O exemplar do tradicional ícone da doçaria regional registou este ano uma extensão superior a 36 metros, quatro vezes superior à versão do ano passado.

Foram necessárias várias mesas alinhadas ao longo da rua para que se pudesse apresentar de maneira apetitosa o verdadeiro “rei” da Festa madeirense, o qual foi depois partilhado com todos os que estiveram presentes no local, na companhia de um Vinho Madeira.

A iniciativa teve lugar este sábado, numa organização da Junta de Freguesia de São Pedro, e integrou um vasto programa de animação musical e entretenimento que decorreu naquela artéria do Funchal entre as 14h00 e as 21h00.

O evento, que atraiu centenas de pessoas àquela zona, pretende essencialmente promover a Rua da Carreira, como artéria de comércio e turismo, em memória de outros tempos. É propósito da Junta promover as padarias, pastelarias e todos os comerciantes que apoiam este evento.
A ideia passa também por divulgar a Região e um produto tradicional criado no Convento de Santa Clara, na Freguesia de São Pedro.
Atribui-se às religiosas de Santa Clara, no século XVI, a autoria do tão caraterístico bolo de mel. Terá sido a partir de outras especialidades que as Irmãs criaram uma versão mais rica e multicultural, juntando ingredientes oriundos das quatro partidas do mundo: o mel de cana, na época áurea da produção de cana de açúcar, as especiarias (erva doce, canela, cravinho da Índia), vinho Madeira, os frutos secos e cristalizados.
O acepipe sobreviveu à passagem dos séculos e a receita, transmitida de geração em geração, chegou ao nossos dias praticamente inalterada.

Atualmente, todo o madeirense, esteja onde estiver, não esquece o bolo de mel na mesa de Natal.