O enquadramento internacional do transporte marítimo deu o mote para a palestra proferida pelo Comandante António Moreira, novo presidente da Comissão Técnica do MAR, sobre o Registo Internacional de Navios, no passado dia 26 de Novembro, no Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira (IPTL).
Amplo conhecedor do mundo da marinha mercante nacional e internacional, o presidente da Comissão Técnica do MAR abordou a temática ” O Registo Internacional de Navios da Madeira – Uma perspectiva técnica”, perante uma sala repleta de alunos interessados nas diferentes realidades deste sector.
António Moreira começou por recorrer à história marítima para explicar a origem das bandeiras nacionais nos navios e a sua repercussão ao longo dos tempos. Sublinhou que foi a navegação marítima que promoveu, desde os primórdios, a globalização, sublinhando assim o cariz internacional desta actividade e de tudo o que se relaciona com ela.
O orador explicou ainda as diferentes convenções internacionais do sector, desde as ambientais às sociais e de segurança no mar, a forma como as questões funcionais do transporte marítimo são acompanhadas a nível nacional e respectiva estrutura funcional a nível dos organismos nacionais, mostrando como o Registo Internacional de Navios e a Comissão Técnica do MAR se enquadram nestas diversas realidades.
Por seu turno, António Ferrão da Costa, Coordenador Técnico Pedagógico da Formação Marítima, e Carlos Pereira, Director Geral do IPTL, defenderam as valias e contributos do projecto escolar que desenvolvem na área da logística e dos transportes marítimos, com o primeiro a sublinhar que o IPTL é a escola do País com a oferta formativa mais completa a nível do sector marítimo nacional.
Esta iniciativa decorreu no quadro da colaboração informal que a S.D.M. e o IPTL têm mantido há alguns anos com o objectivo de proporcionar aos estudantes do instituto mais oportunidades de aprendizagem e de conhecimento técnico sobre as profissões relacionadas com o sector marítimo.