Exposição de presépios da Casa da Cultura de Câmara de Lobos

presépiosA Casa da Cultura de Cª de Lobos apresenta a partir do dia 4 de dezembro uma exposição coletiva denominada de “Presépios. Uma Tradição…diversas interpretações” e que envolve todas as escolas do 1º ciclo do concelho de Câmara de Lobos.

Esta exposição pretende incentivar e preservar uma das mais tradições do universo católico: o Presépio, instituído por São Francisco de Assis, no distante Sec XIII, em Itália; promovendo a criatividade, fomentando o prazer pela expressão artística; impulsionando a cultura popular do Natal; facilitando o envolvimento da comunidade educativa (professores, funcionários, alunos, encarregados de educação) incentivando a utilização de materiais reutilizáveis e valorizando sempre o espírito de Natal.

A exposição revela um grande sentido de responsabilidade, criatividade e de trabalho por parte dos estabelecimentos de ensino envolvidos neste projeto, reunindo 14 trabalhos elaborados com os mais variados materiais.

Alguns dos Presépios são mais tradicionais, outros mais contemporâneos, mas todos têm em comum as três figuras do Presépio. Presépios estes, construídos na sua maioria com materiais reciclados, revelando a importância de promover a sustentabilidade do Planeta e a responsabilidade dos alunos sobre a mesma.

A ideia desta exposição surgiu da necessidade de consciencializar a comunidade educativa para o significado do Natal e ainda da necessidade cada vez mais premente do promover as artes culturais junto das faixas etárias mais jovens.
Estas verdadeiras obras de arte encontram-se expostas no hall de entrada da Casa da Cultura de Cª de Lobos, até ao dia 8 de janeiro.