O Município da Ponta do Sol promove um teatro-fórum no próximo sábado, 28 de novembro, pelas 16:00 horas, no Centro Cultural John dos Passos.
No âmbito do programa “ISOLAT – Rompre de frontieres”, a 28 de novembro é a vez da Ponta do Sol mostrar ao público e aos parceiros o trabalho desenvolvido ao longo dos meses de outubro e novembro com um grupo de jovens do concelho.
O projecto visa apresentar um teatro-fórum, que será transmitido e terá a interacção de atores do Théâtre de l’Opprimé, Paris, via streaming, contando também com a assistência dos restantes parceiros, da Roménia, Itália e Palestina.
Não será apresentada uma peça de teatro convencional, mas sim pequenos formatos de problemas atuais da sociedade, que darão lugar a um fórum de discussão. Aqui o público é tão importante como os atores em palco, isto porque serão convidados a interagir e discutir em palco com o ator uma perspectiva diferente do tema apresentado. O objectivo é consciencializar através de acções e não apenas pela discussão.
Através do Teatro Fórum pretende-se romper fronteiras, o isolamento e tabus da sociedade, abrindo a discussão a vários níveis.
Produz-se uma encenação baseada em factos reais, na qual personagens oprimidas e opressoras entram em conflito. No confrontro, o oprimido fracassa e o público é estimulado a entrar em cena. A barreira entre o palco e a plateia será destruída e o diálogo implementado.
“Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma”, refere Augusto Boal.
O teatro fórum foi criado por Augusto Boal numa necessidade de combater e consciencializar problemas sociais, especialmente nas minorias e meios desfavorecidos. Tem sido usado no mundo inteiro por companhias de teatro, ONGs, associações sociais e comunidades educativas de forma a quebrar tabus, preconceitos e fomentar uma maior consciencialização de justiça social e humana. Tem sido apresentando em festivais de teatro, escolas, prisões, grupos de risco entre tantos outros.
Contando com o apoio do programa europeu Erasmus +, o programa “Isolat” tem como chefe de fila o Théâtre de l’Opprimé, Paris (França), e envolve como parceiros o Município da Ponta do Sol (Madeira, Portugal), Ashtar Theatre (Palestina), Arci Liguria (Génova, Itália) e Institutul Intercultural Timisoara (Roménia).
O início do projecto, que está dividido por vários momentos, teve o seu início na Ponta do Sol em Abril/Maio deste ano com a presença de elementos dos vários países. Durante cerca de 15 dias, cinco pessoas de cada país recebera, formação nas técnicas de teatro-fórum, formação dada pelos atores doThéâtre de l’Opprimé, Paris. Uma segunda parte da formação decorreu durante uma semana, em Génova, Itália, no passado mês de Setembro.
A primeira apresentação em streaming, teve lugar a 24 de Outubro, em Timisoara (Roménia). Os jovens romenos representaram ao público problemas sociais como o bulliyng e o racismo.
A próxima apresentação será a 21 de novembro, pela Palestina, a 28 de novembro será a vez da Ponta do Sol e por fim a Itália a 12 de Dezembro, todos às 17:00 horas (hora de Paris, 16:00 em Portugal).
Poderá ser visto no canal youtube, através do link: