Há perigos no cais!

cais norte porto funchalRui Marote (Texto e Fotos)

Com as obras da nova avenida da Praça do Mar, surgiram novos espaços na zona do Cais Norte do Porto do Funchal, na altura, destinados a armazéns. Situados na cota abaixo da estrada, junto à Lota do Funchal, esses locais nunca viriam, porém, a passar de autênticas furnas em betão bruto, sem qualquer destino aparente à vista, constituindo atualmente autênticas ratoeiras à segurança e saúde públicas.

A concessionária da obra, a SMD, vedou o acesso com tapumes e durante uns anos o impacto negativo ficou longe da vista, mas o perigo iminente continuou a ser uma realidade sobretudo para quem trabalha na zona, como sejam, funcionários e utilizadores da Direção Regional de Pescas. O tempo e o vandalismo já derrubaram os tapumes e torna-se visível a degradação dos espaços que, para além do lixo, dos ratos e do urinol, são também guarida de sem abrigos.

cais norte porto funchal

Pior é o desnível e o fosso que existem mesmo à beira da estrada, já de si estreita, que ladeia a obra inacabada. Um verdadeiro perigo para locais e estrangeiros que aproveitam o trajeto da Lota para encurtar caminho até ao Porto do Funchal.

O FN volta a registar a situação inaceitável, de terceiro mundo, paredes meias com a Lota do Funchal, onde diariamente é descarregado e comercializado pescado.

Refira-se que este local já passou pelas mãos de várias administrações, inclusive a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, mas ninguém parece ter uma solução digna à vista.