Aves da Lagoa do Lugar de Baixo desesperam por ajuda alimentar

LAGOA 4
Fotos Olívia Ascensão.

A Lagoa do Lugar de Baixo, na Ponta do Sol é um pequeno paraíso que por vezes passa despercebido ao olhar da população. Para além da beleza da Lagoa, junta-se-lhe uma fauna verdadeiramente pitoresca mas a enfrentar um drama: estas aves migratórias que ali habitam continuam à espera que alguém as alimente com a regularidade necessária.

São espécies elegantes, de pescoço altivo e preto, com penas a oscilar entre o preto e o branco e, quando vêm alguém aproximar-se, fitam o forasteiro e ficam à espera … de comida.

LAGOA2

Quem vive nas imediações deste bonito recanto da Ponta do Sol sempre arranja forma de saciar a fome às aves, que designam de “Camões”, desconhecendo-se se este é ou não o nome científico das mesmas. Mas não chega para todas. Está, pois, em questão neste espaço a necessidade de assegurar a ajuda alimentar a estas bonitas espécies.

Apesar de não ser o principal cartaz turístico da Ponta do Sol, o Lugar de Baixo é uma zona de exploração regular por parte dos madeirenses e forasteiros e não é nada agradável confrontar-se, num espaço de incontestável beleza natural, com aves em péssimas condições de nutrição. A natureza certamente que não o merece.