Veleiro acidentado removido para terra com uma grua

O Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo (MRSC Funchal), em articulação com a Capitania do Porto do Funchal, coordenou hoje à tarde uma operação de salvação marítima ao veleiro “Himmel Yhav”, encalhado na foz da ribeira de Machico.

 

foto Amílcar Figueira
foto Amílcar Figueira

Segundo informação facultada no porta da Marinha, “durante a manhã, o responsável pela embarcação tinha sido previamente notificado da necessidade de suspender do fundeadouro e atracar no Porto de Recreio de Machico, devido ao agravamento das condições meteorológicas”.

Porém, não cumpriu as orientações dadas e, como consequência, o veleiro foi arrastado pela forte ondulação que se fez sentir e acabou por encalhar junto à foz da ribeira de Machico, pelas 13h00.

De imediato foi empenhada uma embarcação salva-vidas da Capitania do Porto do Funchal, com capacidade para efetuar reboque e uma embarcação do Sanas-Madeira para a operação no mar, e em terra uma equipa de peritagem técnica.

Em virtude de se tratar de um ação de salvação marítima, foi necessário contactar o proprietário para a respetiva autorização de reboque. A necessidade desta autorização, que acabaria por ser recebida duas horas depois, levou a que, devido ao agravamento das condições meteorológicas no local e à sua localização, não fosse possível a operação de desencalhe.

Tendo em conta os fatores de risco, a solução adotada foi efetuar a sua remoção para terra através de uma grua, com o apoio dos serviços municipais de Machico, cuja operação foi concluída pelas 20h10.

O presidente da Câmara de Machico e o Comandante da Zona Marítima da Madeira estiveram no local a acompanhar os trabalhos.

O Comando Local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.

 

foto Marinha Portuguesa
foto Marinha Portuguesa
foto Marinha Portuguesa
foto Marinha Portuguesa