Maria de Belém Roseira candidata a presidente da República

Maria_de_Belém_Roseira
Foto Wikipédia.

A ex-ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira anunciou hoje que é candidata à presidência da República.

Maria de Belém disse que avança com vontade de disputar a eleição.

Licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1972, iniciou a sua carreira profissional como técnica superior do Ministério das Corporações e Previdência Social, em 1973.

Desenvolveu toda a sua carreira na Administração Pública, tendo-se aposentado com a categoria de assessora principal do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social.

Participou na fundação de várias instituições sociais, como a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Associação Portuguesa de Psicogerontologia ou a Liga de Amigos do Hospital de S. Francisco Xavier. Foi vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1988-1992) e administradora-delegada do Centro Regional de Lisboa do Instituto Português de Oncologia (1992-1995). Foi também administradora da Teledifusão de Macau (1986-1987).

Exerceu funções como ministra da Saúde do XIII Governo Constitucional (1995-1999) e como ministra para a Igualdade, no XIV Governo (1999-2000), ambos presididos por António Guterres. Foi, durante esse período, vice-presidente (1997) e presidente (1999) da Assembleia-Geral da Organização Mundial de Saúde.

A 23 de Fevereiro de 2005, foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.[1]

Eleita pelo Círculo do Porto, é deputada à Assembleia da República.

Em dezembro de 2006, quando era presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, foi contratada como consultora pela empresa Espírito Santo Saúde, tendo afirmado não considerar existir incompatibilidade entre as duas funções.

Em Setembro de 2011, foi eleita Presidente do Partido Socialista, cargo em que foi sucedida por Carlos César em Novembro de 2014.

*com wikipédia