Seminário de bandas filarmónicas no Estreito a 24 de Outubro

BandasA Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira (ABFRAM), realiza no dia 24 de outubro, o “I Seminário de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira”, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.

Enquanto associação, entendemos ser nosso dever, promover espaços de formação, debate e reflexão sobre as bandas filarmónicas, pelo que este evento é um passo importante nesse sentido.

Para esta primeira edição, escolhemos como temas principais, os direitos de autor, Composição e execução de Obras Musicais e Preservação e arquivo de partituras musicais tendo para esse efeito convidado pessoas de reconhecido mérito que irão dar o seu contributo para o esclarecimento e debate destes temas.

Confirmados para esta edição, estão Valdemar Sequeira, maestro e compositor, atualmente é o diretor artístico da Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra, Rui Magno Pinto, musicólogo madeirense a desenvolver investigação nos domínios da história da música e da música instrumental e Rúben Aguiar Santos, advogado.

Os moderadores convidados são Vítor Sardinha e Rui Camacho autores do livro “Rostos e Traços das Bandas Filarmónicas Madeirenses”.

A participação no seminário é livre e gratuita. Contudo sugere-se uma pré-inscrição através do email filarmonicasram@gmail.com de forma a permitir à organização a criação das condições necessárias ao bom funcionamento dos trabalhos.

No âmbito do seminário a ABFRAM reuniu a Orquestra de Sopros, que dará um concerto, de entrada livre, pelas 20 horas no auditório do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, e será dirigida pela jovem maestro Heliodoro Ferreira, maestro da Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha.

A actuação da Orquestra contará com a participação especial do maestro Valdemar Sequeira que a irá dirigir na execução de um tema da sua autoria.