Nuno, um dos quadrigémeos, colocado em medicina: “Vou conseguir fazer a diferença”

NUNO 1
O sonho de estudar medicina. A “lotaria” das notas colocou o Nuno em Lisboa.

Nuno Duarte Ascensão Rodrigues Alves. Resultado: COLOCADO, Curso de Medicina, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina

Nuno Alves é um dos quadrigémeos cuja história familiar o Funchal Notícias tem vindo a divulgar. Concretizou o sonho de entrar no curso de medicina, em Lisboa. Um aluno focado nos seus objetivos, empenhado e dinâmico, tem sido este o seu perfil de estudante. Apesar das dificuldades económicas, supera-as com o seu esforço, a generosidade de pessoas que preferem o anonimato e o futuro escreve-se caminhando sempre em frente.

O FN publica o seu testemunho.

“Num dos dias mais esperados do ano por milhares de estudantes portugueses, o da respetiva colocação no ensino superior através do concurso nacional de ingresso na universidade, fui um dos contemplados ao ter sido colocado na prestigiada Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Hospital Santa Maria), ambição que já tinha há anos. Um sonho que se tornou realidade, abrindo uma nova fase na minha vida.

NUNO 2
A Faculdade de Medicina no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Fiquei completamente radiante. Não interiorizei muito cedo a ideia de ter entrado porque parecia irreal, mas passo a passo podia dizer que era caloiro da FMUL :D.

Perante tamanha evidência, o próximo passo foi partir da Madeira para a capital, deixando a zona de conforto para enfrentar os novos obstáculos que adviriam, o que é sempre complicado para um jovem, pois é um misto de sentimentos. Mas era o meu futuro que estava em jogo e o que eu queria era só deixar o momento correr com aquela enorme vontade de querer ‘mudar o Mundo’ e fazer a diferença, porque vale sempre a pena ter os objectivos traçados para uma mente aberta.

Lisboa é uma cidade lindíssima e que sempre me agradou. Senti-me muito acolhido pelo pleno ambiente de entreajuda e sonhos do próprio curso de Medicina, as pessoas conseguem realmente marcar-nos pela positiva, o que me fez e faz adorar ainda mais o ambiente académico!  Por isso, as aulas e as praxes dão-nos a conhecer tudo o que é ser realmente, um estudante universitário, a integração é enorme e não há nada que podia ter sido diferente.

NUNO 3
As férias ficam para trás. Agora, a vida académica faz-se de sebentas, aulas…

Sei que será um longo caminho para percorrer, e longos anos de curso que exigirão muito e mais trabalho e dedicação do que possa imaginar, mas serão ao mesmo tempo, decerto, os melhores anos que terei (momentos, amizades que ficarão para o resto da vida).

Medicina é um curso que adoro e não o trocaria por nada. Muita luta advém e irei sempre dar o meu melhor e a vida irá sorrir-me de tal maneira que afinal vou conseguir fazer a diferença (‘Mudar o Mundo’).

Fado do Estudante

Que negra sina ver-me assim

Que sorte e vil degradante

Ai que saudades eu sinto em mim

Do meu viver de estudante

 

Nesse fugaz tempo de Amor

Que de um rapaz é o melhor

Era um audaz conquistador das raparigas

De capa ao ar cabeça ao léu

Só para amar vivia eu, sem me ralar

A vadiar e tudo mais eram cantigas

 

Nenhuma delas me prendeu

Deixá-las eu era canja

Até ao dia que apareceu

Essa traidora de franja

 

Sempre a tinir sem um tostão

Batina a abrir por um rasgão

Botas a rir num bengalão e ar descarado

A vadiar com outros mais

E a dançar para os arraiais

Para namorar beber, folgar cantar o fado

 

Recordo agora com saudade

Os calhamaços que eu lia

Os professores da faculdade

E a mesa da anatomia

 

Invoco em mim recordações

Que não têm fim dessas lições

Frente ao jardim do velho campo de Santana

Aulas que eu dava se eu estudasse

Onde ainda estava nessa classe

A que eu faltava sete dias por semana

 

O Fado é toda a minha fé

Embala, encanta e inebria

Pois chega a ser bonito até

Na rádio-telefonia

 

Quando é tocado com calor

Bem atirado e a rigor

É belo o Fado, ninguém há que lhe resista

É a canção mais popular, tem emoção faz-nos vibrar

Eis a razão de eu ser Doutor e ser Fadista.