11.ª semana aberta à Saúde Mental arranca hoje no Baltazar Dias

saúde mentalPara celebrar os 90 anos da presença das Irmãs Hospitaleiras na Madeira, hoje pelas 17h45m, terá lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias, um evento comemorativo, que integrará uma sessão de abertura com a presença das seguintes entidades: Enfermeiro José Manuel Ornelas, em representação do senhor Secretário Regional da Saúde; Madalena Nunes, vereadora da CMF, em representação de Paulo Cafofo, Presidente da Câmara Municipal do Funchal.

No Teatro, após a sessão de abertura, decorrerá uma conferência proferida por Alberto Brito, padre jesuíta, sobre o tema “Felicidade, Espiritualidade, Interioridade e Saúde Mental”.

Seguir-se-á a peça de teatro O LOUCO, (Khalil Gibran), com adaptação e encenação por Colaboradores da Casa de Saúde; termina com uma intervenção musical (percussão/dança) por crianças e jovens do Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família.

No dia 10, amanhã, Dia Mundial da Saúde Mental, pelas 10 horas, vai decorrer a CORRIDA e a MARCHA Pela Saúde Mental, organizadas em parceria com a Associação de Atletismo da Madeira (AARAM).

Será um percurso de 2,5 km, entre a Praça do Mar, Zona Velha da cidade e regresso à Praça do Mar. Pretende-se estimular a população à atividade física, como condição também para uma “vida mental” saudável.

saúde mental2Recorde-se que a OMS lançou para o Dia Mundial da Saúde Mental de 2015, o lema “DIGNIDADE EM SAÚDE MENTAL”.

Ao longo de 90 anos de presença das Irmãs Hospitaleiras na Madeira, a Instituição tem procurado intervir em função da dignidade das pessoas assistidas, (e são quase 10000 dez mil), “olhando-as” numa perspetiva integral e multidimensional.

O doente é o centro de toda a intervenção. Daí todo o investimento que ao longo de 90 anos, as Irmãs Hospitaleiras têm realizado, seja em termos de infraestruturas físicas, seja em termos de recursos humanos e técnicos.