TEF estreia “Xmas qd kiseres” a 21 de outubro no Baltazar Dias

tef teatro
Pormenor dos ensaios de “Xmas qd kiseres”. Uma peça centrada nas problemáticas que afligem o ensino.

Nas vésperas de Natal, dois alunos com vidas complicadas decidem assaltar a sua nova escola. Tudo se precipita quando são surpreendidos pela professora, também ela sem grandes perspetivas de futuro.

Trata-se, em síntese, da história que será levada ao palco do Teatro Municipal Baltazar Dias pelos atores do TEF. A peça chama-se “Xmas qd Kiseres” e tem data de estreia marcada para 21 de outubro.

Com encenação a cargo de Eduardo Luíz, o novo espetáculo do Teatro Experimental do Funchal aborda a falta de integração, dos problemas de inserção social e desesperança de alguns alunos oriundos de bairros desfavorecidos e da insegurança laboral dos professores.

A história é baseada na obra de Jorge Louraço Figueira, chamando a atenção para a precariedade do sistema de ensino.

O elenco de atores conta com a interpretação de Adriano Martins, Isabel Martins e Simão Telo.

A peça é aberta ao público em geral, mas pretende cativar sobretudo o público escolar jovem.

Depois da estreia no Teatro Municipal, o objetivo da companhia é fazer itinerância e levar o novo trabalho a todos os concelhos da Região, ao longo do ano letivo.

Escolas com sessões de manhã e à tarde

“Xmas qd kiseres” será apresentada no Teatro Municipal Baltazar Dias de 21 a 25 de outubro, em sessões distintas de maneira a cobrir a disponibilidade de públicos de várias faixas etárias.

O público escolar terá sessões às 10h00 e às 15h00, nos dias 22 e 23 de outubro, quinta e sexta feira. Haverá também sessões à noite, às 21h30, nos dias 21, 23 e 24. No domingo, 25 de outubro, o espetáculo sobe à cena às 18h00.

A peça terá a duração de cerca de uma hora e está classificada para um público a partir dos 12 anos. O bilhete para alunos será de €3 mediante reserva efetuada pela respetiva escola. O preço para o público em geral é de €8 (menores de 18 anos; maiores de 65 anos; estudantes em nome individual). Poderão ser feitas reservas para os seguintes contactos: 291 22 67 47 / 96 92 68 663

Sinopse

Dois ex-alunos, Nico e Pilim, em vésperas de Natal resolvem assaltar a sua antiga escola. Após serem apanhados em flagrante por Natália, a professora de inglês, estabelece-se um confronto entre os três que, segundo o autor Jorge Louraço Figueira, revela “as fragilidades, as desilusões, as faltas de oportunidade, a sensação de impotência que os ex-alunos sentem em relação à sociedade, e não só”. Também Natália partilha de forma aberta os seus problemas. “A diferença entre eles reside na capacidade de sonhar, de validar projetos, de acreditar ainda na dignidade do ser humano. E é esta descoberta, esta partilha, que os vai unir.”