Madeira Camerata assinala Dia Mundial da Música com concerto

 

Madeira Camerata (1)

Integrado na Feira do Livro que actualmente decorre no Funchal, o agrupamento ‘Madeira Camerata’, uma formação interna da Orquestra Clássica da Madeira já com créditos bem firmados no nosso meio e não só, protagonizará um concerto de música de câmara no próximo dia 1 de outubro, pelas 21h30, no Teatro Municipal Baltazar Dias. Além da formação habitual da Camerata, actuarão os instrumentistas convidados Éric González (oboé) e Lorenzo Mastropaolo (fagote).

O concerto insere-se também nas comemorações  do Dia Mundial da Música, e inclui obras bem conhecidas, como o “Cânone”, de Pachelbelk, o “Concerto em Ré para Oboé”, de Marcello, a famosa “Aria da Suite em Ré”, de Bach, a ‘Passacaglia’ de  Haendel/Aslamasian e, de Vivaldi, o “Concerto para Fagote em Sol maior nº 30”. De  Corelli será ainda tocado o “Concerto Grosso nº IV” e de Bach, o “Concerto para Oboé em Sol menor”. Um programa agradável e eclético, portanto.

A Madeira Camerata visa sobretudo a interpretação de repertório para orquestra de cordas e a divulgação da música portuguesa escrita para este tipo de formação. Foi riada em 1997, e representou a Orquestra Clássica e a Madeira no exterior, participando em festivais internacionais de música.

Tem direção artística do violinista madeirense Norberto Gomes, e Madeira e já tocou com vários maestros e solistas, entre eles Jaap Schröder, Luís Izquierdo, Roberto Perez, Filipe Pinto-Ribeiro, Carlos Guilherme, Luis Andrade,  Milko Pravdic, Ilya Grubert, António Carrilho, Bárbara Dória, Lyudmila Voynarovska, entre outros. Já se apresentou em concerto nos Festivais de Música da Madeira de 1998, 1999 e 2000, no Festival de Artes de Macau, e ainda no Festival de Música de Ferrol, na Galiza (Espanha). Realizou ainda concertos no Porto e no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. Em 2000 realizou uma digressão por várias cidades espanholas, entre as quais Madrid, onde se apresentou no Auditório Nacional com transmissão em direto para a Rádio Clássica de Espanha.

A Madeira Camerata é constituída por Norberto Gomes, Olena Soldatkina, Nshan Chalikyan, Parandzem Kachkalyan, Valeriy Perzhan e Edina Tenki, no violino, por Volodymyr Petryakov, na viola de arco, por Marina Gyumishyan e Iryna Bandura – no violoncelo e por Gábor Bolba no contrabaixo,

Os bilhetes custam 10 euros; crianças dos 6 aos 12 anos pagam metade.