Workshop teórico-prático sobre alimentação saudável promovido pela “Mania da Cozinha”

*Com Lília Castanha

Natalia Rodrigues Porto workshop

No passado fim de semana realizou-se no Funchal,  no Restaurante e Café “Mania da Cozinha”, um Workshop de Culinária Macrobiótica, tendo sido dinamizado pela formadora Natália Rodrigues Porto, residente em Lisboa.

Na sexta, dia 18, as pessoas presentes tiveram oportunidade de ver a especialista na matéria a confeccionar um menu saudável, para um jantar de amigos, nas instalações que o espaço “Mania da Cozinha” dispõe para formação. Após a confecção, conselhos e esclarecimento de dúvidas, foram servidos o primeiro e o segundo prato, assim como a sobremesa, tendo merecido a aprovação unânime  dos presentes, comprovando que uma alimentação equilibrada e saudável também pode ser visualmente atrativa e saborosa.

Natália Rodrigues Porto macrobiótica

No sábado de manhã, a formadora apresentou e especificou cada um dos seus 10 mandamentos para uma alimentação fomentadora de saúde, independentemente de ser uma dieta macrobiótica, vegetariana ou ayurvédica.

Em Novembro, Natália Porto regressa à Madeira para leccionar outra aula de culinária no mesmo local; desta vez será um Menu de Natal Saudável. Segundo a formadora, ao contrário do que grande parte das pessoas pensa, a época natalícia não tem que ser sinónimo de uma alimentação desequilibrada e pouco dietética. Pelo contrário, é possível criar pratos saudáveis, que cativam não só o olhar, mas também o paladar.

Natália Rodrigues Porto estuda esta área há 30 anos e esclareceu que a alimentação macrobiótica não se trata de uma dieta austera, mas sim de uma abordagem versátil e equilibrada, que se adapta ao clima, idade, condição de saúde e estilo de vida de cada pessoa. Acrescentou ainda que este tipo de alimentação tem ganho uma importância cada vez maior nas sociedades atuais, contrabalançando os efeitos dos problemas de saúde, causados por regimes alimentares desequilibrados e agressivos para o nosso organismo.

O conhecimento desta formadora do Instituto Macrobiótico de Portugal, é igualmente solicitado e divulgado em restaurantes, hotéis, retiros, jantares e festas. Além disso, esta especialista é também autora de três livros, tendo sido inclusive, o primeiro lançado  na Fnac no Funchal.

São muitas as pessoas que querem seguir uma alimentação saudável. Porém, têm dificuldade em confeccionar corretamente este tipo refeições; dificuldades essas que vão desde o conhecimento, escolha e combinação dos ingredientes à sua cozedura. Este workshop realizado no Funchal e promovido pelo restaurante “Mania da Cozinha” veio colmatar esta lacuna.

Mania da Cozinha restaurante