CRIAMAR presta homenagem à escritora Irene Lucília

irene boa
Foto Facebook Irene Lucília.

Irene Lucília, um nome, uma escritora, uma referência na literatura madeirense. O tempo para a homenagem, em vida, de um nome que dignifica as letras na Região. A homenagem a esta conhecida escritora e colaboradora do painel de opinião do Funchal Notícias acontece no dia 2 de outubro, promovida pelo Espaço Teatro – CRIAMAR.

João Carlos Abreu, que preside aos destinos da referida Associação, revela que a homenagem terá lugar pelas 21 horas, no Forte de São Tiago e é aberta a todas as pessoas que desejem associar-se a este ato.

Do programa consta uma intervenção da Prof. Doutora Leonor Martins Coelho e a leitura de poemas pelos elementos do Espaço Teatro – Carlos Lélis, Rosário Antunes, Henriqueta Teixeira, João Pedro Borges, Miguel Ângelo e João Carlos Abreu.

Segundo a obra Literatura Madeirense, “Irene Lucília, de nome completo Irene Lucília Mendes de Andrade, nasceu no Funchal, frequentou a Academia de Música e Belas Artes da Madeira e licenciou-se em Pintura na Escola Superior de Artes de Lisboa em 1969. Em 1968, o SNI premiou e publicou o seu primeiro livro de poemas Hora Imóvel. Foi locutora do Posto Emissor do Funchal onde fez teatro radiofónico. Participou no 1.º Salão de Artes Plásticas da Madeira e na exposição Artistas Madeirenses no Açores, em 1981; 2.º Salão de Poesia Ilustrada e Exposição Colectiva de Pintura e Escultura Ilhatur-DRAC em 1982. Foi coordenadora efectiva do Jornal Infantil A canoa“.

Em termos bibliográficos, é de referir os seguintes títulos:

Poesia

Hora Imóvel

O Pé Dentro d’Água Ilha que é Gente

A Mão que Amansa os Frutos

Estrada de um Dia Só

Ficção

Histórias que o Vento Conta

Porque me Lembrei dos Cisnes

Livros Colectivos (poesia):

Palavras que Levo em Viagem in Ilha 2

O Natal na Voz dos Poetas Madeirenses

Sobre a Memória destes Dias in Ilha 3

Amargo é o Estar do Tempo, in Ilha 4

Duplo Olhar, in Poeti Contemporanei Dell’Isola Di

Livros Colectivos (ficção)

Narrativa Literária de Autores da Madeira – Sec. XX Narrativas contemporâneas da Madeira (ed. bilingue)