SESARAM promove curso de catástrofe em Cascais

curso

O Serviço de Saúde da RAM está a promover entre hoje, dia 25 e domingo, dia 27 de setembro o 6º Curso MRMI (Medical Response to Major Incidents) em Cascais.

Trata-se de uma inciativa da equipa de instrutores da Região, liderada pelo médico cirurgião, Pedro Ramos acompanhado pela sua equipa afeta ao Centro Simulação Clínica  da Madeira, em parceria com a Corporação de Bombeiros de Paredes, Junta de Freguesia de São Domingos de Rana e Câmara Municipal de Cascais.

Frequentam o curso, 50 participantes das mais diversas áreas da protecção civil e socorro, entre eles elementos da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Unidade Especial de Polícia, Grupo de Intervenção e Socorro da GNR, Força Aérea, Regimento Sapadores de Bombeiros, Operacionais do INEM, bombeiros, autarcas, médicos e enfermeiros.

Uma equipa multidisciplinar que nos próximos três dias vai adquirir formação diferenciada na área da emergência e catástrofe, ministrada pelo grupo de instrutores constítuida por médicos e enfermeiros do SESARAM, no total de 12 elementos. Este é um curso internacional, no qual integram a comissão organizadora três instrutores estrangeiros (Reino Unido, Suécia e Itália), dois nacionais, dois médicos e um técnico de emergência do INEM.

Este curso é baseado num modelo de simulação avançada treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários de multi vítimas, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um incidente multi-vitimas, ou seja, numa catástrofe.

No primeiro dia do curso, 25 de setembro, o secretário regional da Saúde da Região Autónoma da Madeira, João Faria Nunes, teve a oportunidade de visitar o local e apoiar uma vez mais esta iniciativa internacional formativa a cargo da Região Autónoma da Madeira , pioneira no país na formação nesta área.