Região assinala Dia Mundial do Turismo

eduardo-jesus-001

O Dia Mundial do Turismo, que se comemora no próximo domingo, dia 27 de setembro, sob o lema “Mil Milhões de Turistas, Mil Milhões de Oportunidades”, será assinalado, a partir de amanhã, com várias atividades especialmente destinadas aos turistas.

Para o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, «este é um momento de celebração, especialmente destinado a todos aqueles que fazem, do destino Madeira, uma escolha, mas, também, a todos os que fazem, da arte de bem receber os nossos turistas, um projeto de vida. É uma data que se deseja comemorada e partilhada entre todos, residentes e turistas, que, este ano, conseguimos prolongar no tempo, precisamente para que todos possam fazer parte».

Para o governante, «é com especial regozijo que a Madeira assinala esta data», num momento que «é de crescimento, em todos os seus indicadores de produção turística. Uma evolução positiva que deve servir de incentivo e motivação a «todos os que, diariamente, dão o seu melhor para que esta terra alcance e ultrapasse as expectativas que nela se depositam, honrando o seu bom nome e a sua imagem no mercado».

Recorde-se, a este propósito, que, entre janeiro e julho deste ano, entraram na hotelaria regional mais de 593 mil hóspedes, os quais originaram cerca de 3 milhões e oitocentas mil dormidas, num crescimento de 5,8%, em ambos os indicadores, comparativamente ao período homólogo do ano anterior.

Também nos primeiros sete meses de 2015, os proveitos totais e de aposento registaram incrementos de 8,8% e 11,2%, respetivamente, comparativamente a 2014.

Sublinhe-se, finalmente, a progressiva recuperação do Rendimento por quarto (RevPar) que, neste período, situou-se nos 39,88 euros, mais 11,2% em relação ao período homólogo de 2014, assim como o aumento de 4 pontos percentuais verificado na taxa de ocupação, que atingiu, em termos médios e nestes primeiros sete meses do ano, os 64,1%.

No que concerne ao programa propriamente dito e entre as muitas ações programadas para celebrar a data, assumem especial destaque as visitas guiadas e as entradas livres nos Jardins da cidade do Funchal e em alguns Museus, tanto na Madeira como no Porto Santo.

A animação musical estará garantida através dos grupos folclóricos e das bandas filarmónicas que atuarão na baixa citadina, concretamente na Praça do Povo, na qual se integra, também e pela primeira vez nesta data, a realização de dois concertos, no Palácio de São Lourenço e no Teatro Municipal Baltazar Dias.

O primeiro é do Ensemble de Saxofones ‘Vento do Norte’ (entrada livre) e o segundo da Orquestra Clássica da Madeira, pelas 16 e 18 horas, respectivamente, no domingo, dia 27.

Ainda no que concerne às ações programadas para assinalar esta efeméride, acresce dizer que, no dia 27 de setembro, serão praticados preços especiais em alguns dos passeios habitualmente procurados por aqueles que nos visitam.

Importa referir que estas celebrações culminam com a já habitual Cerimónia de entrega de Medalhas de Mérito Turístico, iniciativa que terá lugar na próxima segunda-feira, dia 28 de Setembro, presidida pelo presidente do Governo Regional da Madeira.