Festa do Pêro na Ponta do Pargo

festa pêroA Casa do Povo da Ponta do Pargo organiza nos dias 19 e 20 de Setembro a 31.ª Festa do Pêro. Este evento procura homenagear e valorizar os produtores de pêro e os agricultores em geral, que perante muitas dificuldades se dedicam à cultura de produtos hortofrutícolas. Ao longo dos anos este certame foi crescendo e hoje é considerada uma festa de e para os agricultores.

O certame assume um papel fundamental na promoção deste fruto emblemático da Ponta do Pargo, promovendo igualmente as raízes tradicionais desta freguesia. A Festa do Pêro surgiu na Ponta do Pargo em 1984 a pedido da população desejosa de divulgar os produtos da sua terra, destacando então o pêro rajado da Ponta do Pargo. O Pêro da Ponta do Pargo distingue-se dos outros frutos devido à sua cor, aroma, sabor, brilho e leveza, usado como alimento e até como remédio. A sua cultura é realizada em todos os climas temperados e frios e encontram-se nas zonas mais altas. São muitas as variedades e conforme estas, uns são doces ou ácidos.

São muitos os objetivos deste evento, dos quais realçamos a promoção deste fruto regional, reconhecimento do trabalho dos agricultores e produtores, promoção à venda de produtos da terra e de artesanato e ainda proporcionar um convívio entre residentes e forasteiros e onde também não falta animação com dezenas de artistas a passar pelo palco nestes dois dias de festa.

            É intenção da Casa do Povo da Ponta do Pargo continuar a promover e a organizar este evento que é já um marco nesta freguesia. São dois dias de muita importância para a Ponta do Pargo, pois os seus residentes tanto esperam por este certame para escoar os seus produtos melhorando assim a situação económica dos seus agregados familiares. Na edição de 2015 contamos com cerca de 22 expositores de produtos hortofrutícolas, e de inúmeras barracas tradicionais de comes e bebes.

            Um dos pontos altos da festa é o Cortejo Alegórico e Etnográfico que saí à rua no dia 20 de Setembro pelas 16h00 onde crianças, jovens e adultos dão a conhecer as tradições da freguesia, desfilando com indumentárias e objetos domésticos e agrícolas, usados outrora nas lides caseiras.

            Deixamos aqui o convite a toda a população para se deslocar à Ponta do Pargo e deliciar-se com as nossas tradições. São dois dias de grande festa e contará com dezenas de artistas no palco principal aliados a um tradicional arraial madeirense.