Saga dos quadrigémeos: colocados em medicina, fisioterapia e gestão mas sem dinheiro para os cursos

quadrigemeos003Nuno Duarte Alves: colocado em medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Mariana Beatriz Alves: colocada em Fisioterapia no Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa; André Diogo Alves : colocado em Gestão, na Universidade da Madeira. João Leonardo Alves: a aguardar colocação em Educação Física e Desporto na UMa, na segunda fase. Estes foram os resultados da primeira fase de candidaturas ao ensino superior deste ano e é também a história insólita da família Alves que tem quatro gémeos para matricular nas universidades este ano.

Continua a saga de Nélia Alves para garantir os estudos superiores dos quadrigémeos, desta feita com a novidade de três já terem de efetuar a matrícula nas faculdades ao longo desta semana. Sendo bons alunos, 3 entraram logo na primeira opção de candidatura, enquanto um deles aguarda colocação na segunda fase, na UMa.

Tal como o FN tem notíciado, Nélia Alves confronta-se com o problema de assegurar os estudos na universidade dos quatro filhos, ao mesmo tempo. O marido morreu subitamente o ano passado e ela própria trabalha sazonalmente como guia turística. Com três rapazes e uma rapariga de 18 anos a quererem fazer um curso superior, e sem recursos económicos para concretizar este dispendioso sonho, tem vindo a bater em diversas portas no sentido de encontrar soluções que não se afiguram fáceis, até porque as famílias enfrentam dificuldades para manterem os estudos dos filhos nas universidades.

Apesar de tudo, a generosidade e apoio da população madeirense, e não só, é realçada por Nélia Alves que, com isso, tem margem de manobra para assegurar a fase de arranque dos estudos superiores dos filhos. Parte hoje para o Continente para matricular dois filhos. A outra parte, as despesas de manutenção ao longo do curso, logo verá como poderá resolver.

Três dos quatro filhos foram colocados na primeira opção, com a particularidade de a Mariana Beatriz ter concorrido à única vaga para a Madeira de Fisioterapia e, graças às boas notas que tem, conseguiu o lugar.
Pendente está a situação do João Leonardo. Segundo a mãe, “fez melhoria de nota e candidata-se a Educação Física e Desporto na Universidade da Madeira. Tendo uma média superior a 16 valores, terá boas condições para entrar considerando que a ultima entrada na primeira fase foram 120 valores”.
O FN reproduz os dados da conta bancária destinada a angariar donativos para custear as despesas dos cursos destes estudantes.
conta_quadrigemeos_estudos