Um professor de outras eras e a mulher do grande ator

vanda-teixeira-alfredo-nobrega
Há pessoas que dispensam apresentação e as palavras são sempre escassas para explicitar justamente o seu valor. No fio ténue das memórias, o FN evoca hoje o professor Alfredo Ferreira de Nóbrega juntamente com Vanda Teixeira, mulher do falecido ator Virgílio Teixeira.
Só a figura do professor Alfredo Nóbrega impunha respeito a toda a comunidade escolar do Liceu Jaime Moniz. Tinha autoridade, tinha cultura e tinha, sobretudo, um trato com todos refinado e cáustico, com respeito total pelos valores da boa educação, do saber estar e do brio profisisonal.
Pelo ar circunspecto e pela sua incontornável exigência na qualidade e no saber, lá o rotulavam nem sempre com a melhor alcunha. Mas tinham-lhe respeito e o grupo de amizades próximas devotavam-lhe mesmo estima.
No antigo Edifício Girassol, onde funcionava o anexo do Liceu Jaime Moniz, há três décadas, o professor Alfredo lá passeava pelos exíguos corredores, estacava numa sala de porta aberta a franquear-lhe a entrada e disparava ironicamente a pergunta ao aluno ensonado, com o clássico Lusíadas na mesa: “Então, essa obra imortal está sabida?” E toda a gente se entreolhava entre o receio e o respeito, ao mesmo tempo que o professor da turma conduzia a aula com sorriso de cumplicidade e confiança.
O Grupo Folclórico da Camacha deve-lhe muito a sua génese e a própria Escola Básica do segundo e terceiro ciclos tem o seu nome, em homenagem ao homem culto da terra, já falecido.
Noutro mundo, bem junto de nós, continua e bem Vanda Teixeira, a mulher do grande ator português Virgílio Teixeira. Uma  mulher que atravessou grande parte da sua vida ao lado de um homem que muito contribuiu para levar o nome de Portugal e da Madeira além fronteiras com uma carreira cinematográfica que fica para a história.
Ficamos a imaginar, nesta imagem que hoje o FN reproduz, se o professor Virgílio, com a ironia e galanteio habitual, estaria a perguntar-lhe: “Então, Vanda, por onde anda esse rapaz, seu marido?”.
Nesta imagem, a saudosa VANDA TEIXEIRA ESPOSA DO FALECIDO ACTOR VIRGILIO TEIXEIRA PROFESSORA DO LICEU JAIME MONIZ NA COMPANHIA  DO DR.ALFREDO FERREIRA DE NOBREGA  PROF DE PORTUGUES NO MESMO LICEU JÁ FALECIDO E FUNDADOR  DO GRUPO FOCLORICO DA CAMACHA.