Temporal nos Açores provoca pânico e muitos estragos em São Miguel

Foto Açoriano Oriental
Foto Açoriano Oriental

O presidente da Proteção Civil dos Açores afirmou esta quinta-feira que a chuva forte provocou “bastantes danos materiais” em estradas, habitações e na iluminação pública, na freguesia da Pedreira do Nordeste, em São Miguel, encontrando-se as autoridades a tentar repor “rapidamente” a normalidade.
“A zona com mais estragos e a zona mais afetada é na ilha de São Miguel, na freguesia da Pedreira do Nordeste, em que houve a necessidade de realojamento de três famílias. Há bastantes danos materiais, tanto nas vias de comunicação, como em habitações”, disse esta manhã o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, José António Oliveira Dias.
“Repor a normalidade no concelho do Nordeste o mais rapidamente possível é uma das prioridades, asseguradas que estão as situações da proteção humana”, salientou o responsável, acrescentando que “neste momento não existem ocorrências ativas”.

Recorde-se que as novas ilhas do arquipélago açoriano foram assoladas por ventos fortes e precipitação intensa, que terá chegado aos 140 litros por metro quadrado em São Miguel, ao início da madrugada. A população foi surpreendida pela força dos elementos, mas não há vítimas a lamentar.

Quarenta pessoas estiveram isoladas no lugar da Pedreira, também no Nordeste ,e cinco foram assistidas no Centro de Saúde local por hipotermia. Três famílias daquela localidade foram realojadas, conforme balanço ao princípio da tarde de hoje.
Por outro lado, na ilha Terceira, os bombeiros foram chamados para trinta ocorrências, entre pequenas inundações e estradas com excesso de água.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) baixou o nível de aviso para laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.
De acordo com o IPMA, o aviso laranja referente a precipitação vai vigorar nos grupos ocidental, central e oriental até às 18:00 de hoje.
As nove ilhas dos Açores estão ainda sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje, por causa das previsões de trovoada.
As previsões apontam para uma melhoria gradual do tempo, nos Açores, a partir de sexta-feira.