JPP avisa: se a água de rega aumentar vai ter o povo a contestar

JPP
Foto JPP.

O Movimento Juntos Pelo Povo, em relação à ultima medida apresentada pelo Governo regional ontem, ao DN, (“Preço da água de rega terá aumento anual de 10%), que dá conta de um aumento da tarifa da água de rega, na ordem dos 10% anuais, merece o repúdio da JPP.

O Fn reproduz o comunicado que fizeram chegaram ao FN:

“Numa rede de distribuição com muitas deficiências, nomeadamente o mau estado dos canais por falta de zelo do Governo Regional PSD, vir falar de aumentos nesta ordem de valor é estar a “gozar” com aqueles que diariamente e em condições difíceis fazem da agricultura a atividade que leva o sustento aos seus lares. Onde e com que base é que chegaram a este inflacionado valor de aumentos anuais?

Para o JPP, antes de falar em aumentos do valor da água de rega devia o Governo Regional resolver o problema das perdas que existem na rede, isso sim, um assunto que é urgente resolver pois trata-se da gestão eficiente de um recurso que é precioso e futuramente escasso.

Quanto à utilização com “parcimónia”, como refere Nélia Sousa, presidente da ARM, o JPP entende que os agricultores sabem o valor que tem a água e utilizam-na sabiamente. Assim, a ARM resolvesse com a mesma diligência que os agricultores e regantes têm com a água, o problema das perdas na rede, isso sim um desperdício grave de um recurso que ano após ano tarda em ser resolvido. Recorde-se que de 2012 para 2014 a água de rega sofreu um aumento que ronda os 30%, por ação direta do Governo PSD. 

Por último, o JPP avisa a ARM, do sector público do Governo Regional. Se tal aumento for efectivo, o JPP, dando voz às preocupações dos utentes, agirá em conformidade com a responsabilização dessa ação”.