
O I Encontro das Comunidades Madeirenses, a realizar no Funchal, nos próximos dias 28 e 29 de agosto, vai contar com a intervenção do investigador da UMa, Bernardo Guido de Vasconcelos. O Professor Auxiliar no Centro de Competência de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira encontra-se presentemente na Austrália onde, de 9 de junho a 15 de agosto de 2015, esteve a trabalhar na Curtin University, em Perth, na qualidade de investigador convidado.
Bernardo de Vasconcelos encontra-se naquele país a investigar a emigração portuguesa e, dentro dela, a madeirense para a Austrália Ocidental (Fremantle e Perth). No caso de migrantes oriundos da Madeira, procura saber se esta ocorreu de forma direta da Madeira ou se indireta (da África do Sul, por exemplo). Na sua recolha de testemunhos privilegiou o contacto com membros da comunidade para saber como vivem, como se integraram, como preservam a sua herança cultural tangível e intangível (através dos seus clubes, por exemplo, ou por outros meios), como contribuem positivamente para o desenvolvimento desta região da Austrália e também abordar o seu olhar sobre cidadania, identidade e pertença num mundo global.
Este académico reuniu igualmente dados (alguns ainda em curso) junto de várias outras fontes (bibliotecas, arquivos, registos) no sentido de permitir alavancar um contributo para o registo do percurso histórico deste fenómeno para este país e avaliar as novas tendências que se têm vindo a desenhar no campo da migração portuguesa para a Austrália.
Os resultados preliminares, ponto de partida para futuros trabalhos investigativos mais orientados e exaustivos, foram apresentados em palestra pública na Curtin University, no passado dia 12 de agosto, com a presença de alguns portugueses.
Conta apresentar estes resultados também na Madeira em data e local a divulgar oportunamente.
A sua participação no I Encontro das Comunidades Madeirenses visa sublinhar uma vertente de investigação que, não descurando as abordagens já conhecidas no diálogo com as comunidades, a tutela pretende inaugurar.