Mais voos para o Porto Santo enchem a Ilha de turistas

porto santo festas
Muita festa e animação no Porto Santo. Fotos site CMPS.

O Porto Santo está lotado e com número de visitantes largamente acima dos anos anteriores. O que mudou? Segundo o FN apurou, dois fatores de peso: mais voos criados para a Ilha Dourada que a tem enchido de turismo e a opção dos portugueses de fazerem férias dentro do próprio país.

porto santo lobo mnarinho
O Lobo Marinho desdobra-se, por vezes, em duas viagens diárias Porto Santo/Madeira. Foto Flávio Vasconcelos (facebook).

Por outro lado, o pacote proporcionado pela Porto Santo Line, transporte no Lobo Marinho e Hotel Torre Praia, continua a ser uma das principais opções dos visitantes, para além da tradicional escolha pelas moradias arrendadas.

porto santo-porto salemas jorge gabvriel
Jorge Gabriel deixou-se deslumbrar pela Ilha Dourada.

É indesmentível que os 9 kms de praia constitui a principal atração da Ilha. Até os famosos se rendem à beleza do areal. Que o diga Jorge Gabriel que não se cansa de divulgar este paraíso na sua página pessoal do Facebook.

Mas a Câmara Municipal de Porto Santo, sob a orientação de Manuel Menezes, tem dinamizado diversos eventos que animam o turismo local, desde o Festival da Melancia, o Festival de Sabores Tradicionais e até outros eventos de caráter ambiental. Por exemplo, está previsto para o final do corrente mês um Simpósito Ambiental, a par de outras iniciativas de preservação da natureza, que também concorrem para ocupar o visitante em ações pedagógicas.

Porto santofestival melancia pereira
Os políticos continuam a marcar presença na Ilha, em agosto. Fotos CMPS

O supermercado Pingo Doce, o único na Ilha, não dá para as encomendas, já que o turismo, com limitações orçamentais, não deixa de frequentar este espaço. As filas são um contratempo necessário mas tudo se ultrapassa quando o tempo é de férias.

Agosto é tradicionalmente o mês mais forte. Empresários, políticos e milhares de anónimos marcam presença no areal para participar nos eventos da Ilha, bem como para descansar das rotinas de um ano intenso.

20150821_105951_3
A opção dos madeirenses pelo aluguer de moradias para uma semana ou duas continua a ser uma grande ajuda para os particulares.

Nas agências de viagens, o FN apurou que o Porto Santo não é uma opção de férias barata. No entanto, foi-nos dito numa das agências Top Atlântico, que, ainda assim, o Porto Santo está cheio. É o investimento das pessoas no lazer e no descanso, prescindindo de outras opções em nome da sanidade mental.

20150818_161040
O golfe é também uma alternativa de diversão na Ilha vizinha. Foto DR
20150821_110131
Durante o dia, todos os caminhos vão dar à praia. Mas o movimento continua a fazer-se sentir nas ruas.